UMA ANÁLISE DO POEMA EU ETIQUETA, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, DA PERSPECTIVA DO CONSUMO CONTEMPORÂNEO
Resumo
O objetivo do presente artigo foi analisar o poema ‘Eu Etiqueta’, de Carlos Drummond de Andrade, e a reportagem ‘A força dos influenciadores digitais’, de Roberta Moraes, acerca da perspectiva do consumo contemporâneo sob a ótica da análise crítica do discurso. Foram escolhidos dois textos, sendo um poema de 1984 e um texto jornalístico de 2016. A pesquisa é bibliográfica e quanto ao tipo é exploratória, no que se refere a abordagem é qualitativa. O método de estudo é o analítico com enfoque na Análise Crítica do Discurso – ACD, a luz do teórico Van Dijk (2013). Utilizou-se categorias de análise dos tópicos discursivos: significados implícitos, representações discursivas sociais e estratégias discursivas ideológicas. Os resultados apontaram que o poema modernista de Drummond evidenciava a ideia da cultura do consumo, o hiperconsumo, que faz com que as pessoas percam sua identidade, influenciadas pela publicidade e na atualidade também influenciadas pela era digital e formadores de opinião, os chamados digital influencer.
Palavras Chave: Consumo contemporâneo. Análise crítica do discurso. Eu Etiqueta. Influenciadores digitais.