UMA ANÁLISE DO POEMA EU ETIQUETA, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, DA PERSPECTIVA DO CONSUMO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Ana Carla Fiirst dos Santos Porto UCDB
  • Elaine Cristina Paganotti Rezende UCDB
  • Maria Augusta de Castilho UCDB

Resumo

O objetivo do presente artigo foi analisar o poema ‘Eu Etiqueta’, de Carlos Drummond de Andrade, e a reportagem ‘A força dos influenciadores digitais’, de Roberta Moraes, acerca da perspectiva do consumo contemporâneo sob a ótica da análise crítica do discurso. Foram escolhidos dois textos, sendo um poema de 1984 e um texto jornalístico de 2016. A pesquisa é bibliográfica e quanto ao tipo é exploratória, no que se refere a abordagem é qualitativa. O método de estudo é o analítico com enfoque na Análise Crítica do Discurso – ACD, a luz do teórico Van Dijk (2013). Utilizou-se categorias de análise dos tópicos discursivos: significados implícitos, representações discursivas sociais e estratégias discursivas ideológicas. Os resultados apontaram que o poema modernista de Drummond evidenciava a ideia da cultura do consumo, o hiperconsumo, que faz com que as pessoas percam sua identidade, influenciadas pela publicidade e na atualidade também influenciadas pela era digital e formadores de opinião, os chamados digital influencer.

 

Palavras Chave: Consumo contemporâneo. Análise crítica do discurso. Eu Etiqueta. Influenciadores digitais.

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Publicado

05/06/2018

Como Citar

Porto, A. C. F. dos S., Rezende, E. C. P., & Castilho, M. A. de. (2018). UMA ANÁLISE DO POEMA EU ETIQUETA, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, DA PERSPECTIVA DO CONSUMO CONTEMPORÂNEO. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4983