REFLEXÕES ENTRE TEÓRICOS: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM SEU PROCESSO E CONSTRUÇÃO HISTÓRICA

Autores

  • Janaina Nogueira Maia Carvalho UFMS

Resumo

Este texto busca pensar e traçar uma reflexão entre teóricos da área sobre a temática Educação Brasileira ao longo do tempo e se debruça em textos de autores/as que a discutem. Os objetivos deste são a reflexão sobre a função social que a escola, em seu contexto, permeia com suas diferentes dimensões, sobre algumas tendências teóricas e avaliar como essa função implica nas diferentes práticas educativas em espaços formais e não formais. Assim, o que se percebe ao longo da história da Educação Brasileira é  o não/diálogo entre os que estão no cenário chamado escola, é uma não/reflexão feita por seus participantes, é ainda a não/in-exclusão de tantos outros que estão a deveria de conhecimentos, de culturas, de acolhimento e dessa forma, buscando espaço entre o currículo que se quer e o currículo que se tem. Portanto, a reflexão que se quer a partir desta comunicação, é a construção de uma sociedade mais justa, uma sociedade que seja capaz de construir algo junto a todo/as ultrapassando as barreiras postas pelas indiferenças, e, que a escola seja um espaço de possibilidades para que todos/as possam viver plenamente a felicidade e a união entre os povos de todos os cantos, saberes, cores, raças e vidas....

 

Palavras-chave: Educação Brasileira. Currículo. Escola. Possibilidades.

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Carvalho, J. N. M. (2018). REFLEXÕES ENTRE TEÓRICOS: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM SEU PROCESSO E CONSTRUÇÃO HISTÓRICA. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4974