REFLEXÕES ENTRE TEÓRICOS: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM SEU PROCESSO E CONSTRUÇÃO HISTÓRICA
Resumo
Este texto busca pensar e traçar uma reflexão entre teóricos da área sobre a temática Educação Brasileira ao longo do tempo e se debruça em textos de autores/as que a discutem. Os objetivos deste são a reflexão sobre a função social que a escola, em seu contexto, permeia com suas diferentes dimensões, sobre algumas tendências teóricas e avaliar como essa função implica nas diferentes práticas educativas em espaços formais e não formais. Assim, o que se percebe ao longo da história da Educação Brasileira é o não/diálogo entre os que estão no cenário chamado escola, é uma não/reflexão feita por seus participantes, é ainda a não/in-exclusão de tantos outros que estão a deveria de conhecimentos, de culturas, de acolhimento e dessa forma, buscando espaço entre o currículo que se quer e o currículo que se tem. Portanto, a reflexão que se quer a partir desta comunicação, é a construção de uma sociedade mais justa, uma sociedade que seja capaz de construir algo junto a todo/as ultrapassando as barreiras postas pelas indiferenças, e, que a escola seja um espaço de possibilidades para que todos/as possam viver plenamente a felicidade e a união entre os povos de todos os cantos, saberes, cores, raças e vidas....
Palavras-chave: Educação Brasileira. Currículo. Escola. Possibilidades.