PRODUÇÕES TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AGENTES POTENCIALIZADORES DAS DIFICULDADES CONFORME TRABALHOS ACADÊMICOS

Autores

  • Eduarda Duarte Cacho UFMS
  • Jéssica da Costa Brito UFMS

Resumo

Este trabalho trata das dificuldades do trabalho com produção textual nos  anos iniciais do ensino fundamental, especificamente nos 1º, 2º e 3º anos, objetivando investigar quais são os possíveis agentes potencializadores das dificuldades na produção textual. Para isso foi realizada um pesquisa bibliografia em portais como Scielo, Portal da Educação, Pepsic (Periódicos eletrônicos em psicologia) e Roca (Repositório de outras coleções abertas). Partindo do problema “dificuldades na produção textual”, foram analisados 3 artigos como base. Os resultados apontam que o compromisso da escola com a formação dos alunos como produtores de texto, assim como as práticas docentes visando a interdependência da alfabetização com o letramento são essenciais para a construção de avanços nesse cenário. Com isso, desenvolver um trabalho interdisciplinar e conjunta com os pais e gestores é primordial no combate às dificuldades nas produções de textos dos anos iniciais do ensino fundamental - período crucial da alfabetização.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Produção de texto.

 

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Publicado

05/06/2018

Como Citar

Cacho, E. D., & Brito, J. da C. (2018). PRODUÇÕES TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AGENTES POTENCIALIZADORES DAS DIFICULDADES CONFORME TRABALHOS ACADÊMICOS. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4972