POEMAS E TELAS DO CERRADO
Resumo
O presente artigo foi desenvolvido em uma Escola Municipal do Campo, localizada no município de Campo Grande/MS,com os alunos do 7º ano, tendo como intenção socializar algumas práticas pedagógicas realizadas por meio da literatura infantil, e atividades que incentivassem a leitura e promovessem seu entendimento, considerando os conhecimentos prévios que cada aluno traz para ampliar sua visão de mundo. Usou-se como subsidio para a realização do presente trabalho dois poetas, sendo um Manoel de Barros, por se tratar de um poeta regional. Optamos pelo seu livro “Menino do Mato”, e a outra, a poetisa professora Nilza N. da Silva com o seu poema “Pantaneira” . Posteriormente as leituras da obra e do poema dos poetas, realizou-as atividades diversificadas, os alunos produziram o seu próprio poema e pintura, tendo como suporte os poetas já mencionado acima onde foi conciliando o desenvolvimento do processo cognitivo com estímulos e oportunidades. Possibilitando que o aluno descubra e explore os materiais, proporcionando uma aprendizagem espontânea. Observou-se que as crianças participaram das atividades atribuídas com entusiasmo em todos os momentos, permitindo assim, o desenvolvimento de suas habilidades e exercício de sua criatividade. Durante a exposição dos trabalhos contamos com a presença da comunidade.
Palavras-chave: Poema. Cerrado. Leitura. Aprendizagem.