POEMAS E TELAS DO CERRADO

Nilza Nantes da Silva, Ilza Alves Pacheco, Suely Cristina Soares da Gama Pereira

Resumo


O presente artigo foi desenvolvido em uma Escola Municipal do Campo, localizada no município de Campo Grande/MS,com os alunos do 7º ano, tendo como intenção socializar algumas práticas pedagógicas realizadas por meio da literatura infantil, e atividades que incentivassem a leitura e promovessem seu entendimento, considerando os conhecimentos prévios que cada aluno traz para ampliar sua visão de mundo. Usou-se  como subsidio para a realização do presente trabalho dois poetas, sendo um Manoel de Barros, por se tratar de um poeta regional. Optamos pelo seu livro  “Menino do Mato”,  e a outra, a poetisa professora   Nilza N. da Silva  com o seu  poema  “Pantaneira” .  Posteriormente  as  leituras da  obra e do poema dos poetas, realizou-as atividades diversificadas, os alunos produziram o seu próprio poema e pintura, tendo como suporte os poetas já mencionado acima onde foi conciliando o desenvolvimento do processo cognitivo com estímulos e oportunidades. Possibilitando que o aluno descubra e explore os materiais, proporcionando uma aprendizagem espontânea. Observou-se que as crianças participaram das atividades atribuídas com entusiasmo em todos os momentos, permitindo assim, o desenvolvimento de suas habilidades e exercício de sua criatividade. Durante a exposição dos trabalhos contamos com a presença da comunidade.

 

Palavras-chave: Poema. Cerrado. Leitura. Aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.