O GESTOR ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL- ESCOLA DA AUTORIA
Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo geral descrever a visão dos gestores escolares no desenvolvimento do Programa Ensino Médio em Tempo Integral, denominada Escola da Autoria, no município de Campo Grande/MS. Justifica-se a investigação, pelo fato, de dois pesquisadores atuarem como professores no Programa de Ensino Médio em Tempo Integral e quererem ampliar o conhecimento sobre a realidade que vivenciam. Para isso, optamos, como sujeito de nossa pesquisa o Gestor Escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, inicialmente, realizamos a pesquisa bibliográfica sobre Escola em Tempo Integral, perscrutando a Legislação vigente. O segundo passo, discutir os processos de implantação e implementação do Programa Escola em Tempo Integral do Ensino Médio, no estado de Mato Grosso do Sul. O terceiro passo, apresenta a descrição das entrevistas realizadas com sete diretores das escolas do Programa Ensino Médio em Tempo Integral no referido estado. Esta investigação tem a sua fundamentação teórica em autores como: Cavaliere (2010), Coelho (2002), Dutra (2003), Gadotti (2009), Guará (2006) e Silva (2010). Observou-se, pela descrição das entrevistas dos sete dirigentes escolares que todos demonstram envolvimento na proposta e querem que a mesma dê certo. Ressaltamos que o modelo de Escola em Tempo Integral do Ensino Médio - Escola da Autoria, em Mato Grosso do Sul, pode ser comparado a um bebê que começa a engatinhar. A proposta de implantação é nova, algumas vezes, assustadora. Os profissionais que atuam nessas escolas estão aprendendo a se despir de antigos modelos e das antigas experiências. Não se trata de deixar de lado aquilo que cada profissional sabe, mas sim, de reinventar as práticas pedagógicas que se adequem a esse modelo de escola.
Palavras-chave: Programa Ensino Médio em Tempo Integral. Escola da Autoria. Gestores Escolares.