LEGISLAÇÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES OUTRAS PARA (RE)PENSARMOS E IRMOS ALÉM EM NOSSAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Gilmara de Souza de Brito UEMS
  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira UEMS

Resumo

Esse artigo trata-se de uma revisão bibliográfica na qual a partir da análise de Maria Aparecida Viggiani Bicudo (2006) sobre a Fenomenologia e a educação centrada no aluno, (base para discussões durante a disciplina de “Seminário de Pesquisa Educacional I” no primeiro semestre do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC/UEMS/2017), e que estamos agora fazendo análises daquelas discussões a partir de outras perspectivas teóricas, nos embasando nas Teorias Pós-Coloniais, nos Estudos Subalternos e nos Estudos Culturais – que de fato fazem parte de nossa pesquisa dissertativa –, para propormos irmos além do que a autora aborda. Não negando a sua contribuição, mas trazendo as discussões para a necessidade de entendermos a nossa realidade enquanto sujeitos colonizados, e, a partir destas reflexões, levantarmos a indispensabilidade dessa consciência de sujeito colonizado, para então trabalharmos na concepção de práticas relativas à implementação da Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira” nos ensinos fundamental e médio em toda a rede de ensino do país.

 

Palavras-chave: Educação. Legislação. Pós-Colonial. Fenomenologia.

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Publicado

05/06/2018

Como Citar

Brito, G. de S. de, & Bessa-Oliveira, M. A. (2018). LEGISLAÇÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES OUTRAS PARA (RE)PENSARMOS E IRMOS ALÉM EM NOSSAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4940