JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS INTERDISCIPLINARES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cláudia Diniz de Moraes, Tânia Maria Filiú de Souza

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a utilização de jogos e brincadeiras como práticas pedagógicas interdisciplinares na Educação Infantil. Para tanto, ao longo do texto, tecemos algumas discussões sobre a Infância, desenvolvimento e aprendizagem. Acreditamos que, por meio de uma prática pedagógica interdisciplinar, as brincadeiras e jogos devem ser utilizados como ferramentas prazerosa e significativa no processo de aprendizagem das crianças. Nesse sentido, todos os profissionais que atuam na Educação Infantil são responsáveis por oportunizarem vivências por meios de jogos e brincadeiras, não sendo responsabilidade exclusiva do professor de Educação Física. O que se faz necessário é a promoção de diálogo interdisciplinar para aproximar e auxiliar a prática pedagógica, possibilitando para a criança a experimentação, o desafio, a superação, autonomia e estimulando a criatividade, por meio de vivências lúdicas, com o objetivo de aprimorar o repertório motor, cognitivo, afetivo e social, seja por meio de jogos, de brincadeiras, de danças, atividades cênicas ou em outras práticas que estimulem a aprendizagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, com o intuito de reunir informações que sirva de base para o estudo, utilizamos dos conhecimentos de Fazenda (2003), Garanhani (2002), Corsaro (2011), Freire (1994). Desta forma, por compreender que o brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, este estudo almeja salientar a relevância do aprofundamento de estudos sobre o brincar na educação infantil como fator primordial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Entendendo assim, que a interdisciplinaridade quando desenvolvida na prática, possibilita um trabalho mais dinâmico, envolvente e coletivo.

 

PALAVRAS-CHAVE: brincadeiras, jogos, interdisciplinaridade, educação infantil

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