IMPRESSOS ESTUDANTIS COMO FONTE DE INVESTIGAÇÃO DE PRÁTICAS ESCOLARES: ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Jéssica Lima Urbieta UFMS
  • Abigail Ferreira Alves Astofe UFMS

Resumo

O presente artigo tem por escopo compreender os resultados do estado do conhecimento, realizado para a pesquisa sobre o uso de impressos estudantis como fonte de investigação das práticas escolares de instituições de ensino secundário. Para esse exercício, pondera-se inicialmente sobre a constituição do exercício de “estado do conhecimento” presente nas pesquisas acadêmicas científicas e, as contribuições que proporcionam para as investigações histórico-institucionais, com vistas a analisar os resultados do levantamento da produção acadêmica pertinente ao objeto acenado, qual seja: “O uso de impressos estudantis como fonte de investigação das práticas escolares”. Os resultados sinalizaram que, o exercício do estado do conhecimento, no desenvolvimento da pesquisa, se apresenta como o movimento inicial destas, ao passo que, proporciona caminhos a seguir diante dos resultados adquiridos no processo de levantamento das produções ligadas ao objeto de pesquisa proposto. Constata-se, entretanto, que os estudos vêm privilegiando impressos estudantis como fonte e objeto de pesquisa no âmbito da História da Educação e Cultura, à medida que auxiliam na compreensão de valores arrolados as práticas culturais, escolares e sociais do campo de produção simbólica de uma instituição de ensino.

 

Palavras-chave: Estado do Conhecimento. Impressos Estudantis. Práticas Escolares. História da Educação.

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Publicado

05/06/2018

Como Citar

Urbieta, J. L., & Astofe, A. F. A. (2018). IMPRESSOS ESTUDANTIS COMO FONTE DE INVESTIGAÇÃO DE PRÁTICAS ESCOLARES: ESTADO DO CONHECIMENTO. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4934