HUGO: UM CASO DE ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLA DO CAMPO.
Resumo
O presente artigo busca apresentar a interface existente entre as políticas educacionais da educação especial na perspectiva inclusiva com a educação do campo. A escolarização do estudante com deficiência como está configurada hoje é resultado de um processo histórico deste público. Este processo, como todo outro recebeu influências de fatores sócio-histórico-culturais que permitiram que estes estudantes estivessem em contexto escolar comum. As legislações atuais, tanto a política para a educação especial como a educação do campo regem o direito do estudante à educação. Para a realização da interface entre as políticas educacionais será tomado como pressupostos a Política Nacional para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002). As conclusões encontradas apontam que o diálogo existente entre a Política Nacional para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, ainda não delinearam um caminho que atenda de forma satisfatória as especificidades deste público no contexto educacional mencionado. A abordagem mencionada requer que antigos paradigmas da homogeneidade sejam superados, que a segregação que engessa e isola tanto o estudante com deficiência, como o estudante do campo sejam destruídos por práticas pedagógicas que vertam para a real escolarização dos estudantes envolvidos no contexto. Repensar em práticas pedagógicas e em propostas curriculares para a realidade de estudantes com deficiência em contexto escolar do campo exige um olhar atento para estes estudantes. É necessário compreender a sua localidade, de onde aprendem e o que aprendem, a sua escolarização deve ser movida por contextos que representam a sua realidade.
Palavras-chave: Escolarização. Educação Especial. Educação do Campo.