HISTÓRIA E MEMÓRIA NA PRODUÇÃO DA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Luci Panucci UEMS

Resumo

A presente comunicação, com abordagem histórica, insere-se a pesquisa História e Memória na produção de uma História da Formação Docente, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade Universitária de Paranaíba. O objetivo desta pesquisa é contribuir para o campo da História da Formação Docente no Brasil, por meio de estudos bibliográficos, recuperando informações sobre a trajetória constitutiva das escolas para formação docente; constitui-se também como objetivo relacionar a história da formação de professores com as transformações da educação que se difundiram ao longo do tempo. Ao final, trazemos uma reflexão, sob a ótica histórica e política no percurso de formação de professores, com as memórias de nossa própria história, interligando-a com os acontecimentos que a antecederam, procurando resgatar os pressupostos teóricos que sustentaram a prática docente desta pesquisadora.

 

PALAVRAS-CHAVE: Escola Normal. Formação Docente. História e Memória.

Downloads

Publicado

05/06/2018

Como Citar

Panucci, L. (2018). HISTÓRIA E MEMÓRIA NA PRODUÇÃO DA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4929