CORPO-VÍNCULO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Autores

  • Paulo Henrique dos Santos Oliveira UEMS
  • Christiane Guimarães de Araúj UEMS

Resumo

O objetivo do artigo é, através da pesquisa de abordagem qualitativa, apresentar uma breve reflexão a partir da experiência adquirida durante a disciplina Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizada com alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado. Buscamos possibilitar diálogos entre o fazer artístico e pedagógico, provocando o pensamento sobre a ação participativa e crítica do aluno – por meio da experiência em Arte –, no processo de intervenção no mundo via corpo, ou seja, através de sua singularidade expressiva. Partindo dessa reflexão, a pesquisa volta o seu olhar sobre a criação artística em sala de aula, dá atenção ao processo criativo e abre espaço para discutir a interação entre arte e tecnologia, enxergando a tecnologia como um suporte possível para a criação e percebendo as suas influências nos processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-Chave: Arte. Tecnologia. Estágio Supervisionado. Processo de Criação. Poéticas.

Downloads

Publicado

05/06/2018

Como Citar

Oliveira, P. H. dos S., & Araúj, C. G. de. (2018). CORPO-VÍNCULO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4905