CORPO-VÍNCULO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Paulo Henrique dos Santos Oliveira, Christiane Guimarães de Araúj

Resumo


O objetivo do artigo é, através da pesquisa de abordagem qualitativa, apresentar uma breve reflexão a partir da experiência adquirida durante a disciplina Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizada com alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado. Buscamos possibilitar diálogos entre o fazer artístico e pedagógico, provocando o pensamento sobre a ação participativa e crítica do aluno – por meio da experiência em Arte –, no processo de intervenção no mundo via corpo, ou seja, através de sua singularidade expressiva. Partindo dessa reflexão, a pesquisa volta o seu olhar sobre a criação artística em sala de aula, dá atenção ao processo criativo e abre espaço para discutir a interação entre arte e tecnologia, enxergando a tecnologia como um suporte possível para a criação e percebendo as suas influências nos processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-Chave: Arte. Tecnologia. Estágio Supervisionado. Processo de Criação. Poéticas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.