CONTRIBUTOS DO PROJETO DE EXTENSÃO “LABINTER” PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Suelen Regina Patriarcha-Graciolli UCDB
  • Ana Paula Gaspar Melim UCDB

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiências vivenciadas em um projeto desenvolvido por meio do Laboratório Pedagógico Interdisciplinar das Licenciaturas (Labinter) que se constitui em um espaço de desenvolvimento de atividades educacionais objetivando ampliar o conhecimento das práticas pedagógicas na formação docente dos acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O processo formativo dos acadêmicos do curso de Pedagogia, Letras e Biologia para atuação docente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental configura-se como um desafio para a universidade. O projeto de extensão se insere como um espaço formativo que ressalta o papel das metodologias de ensino, didática, ensino de ciências, ensino de leitura, contação de histórias, confecção de jogos, confecção de fantoches, brinquedos, formação de contadores de histórias na prática docente colaborativa, partindo da prática interdisciplinar na construção de uma visão integrada assentada na reflexão sobre a prática em uma integração ensino-pesquisa-extensão na formação inicial de professores. Buscou-se fundamentar os estudos e discussões em autores diversos, dentre os quais se destacam Coelho (2015), Goés (2012), Abramovich (1994), Zeichner (2010), Nóvoa (1992). As vivências na construção de diálogos que articulem teoria e prática objetivaram possibilitar a compreensão do desenvolvimento profissional. O desenvolvimento do processo investigativo pautou-se na pesquisa qualitativa documental e de campo, e analisamos os dados por meio dos relatos dos acadêmicos. Constatou-se que as reflexões pedagógicas, apontam para práticas e experiências pedagógicas desenvolvidas por meio das ações interdisciplinares vivenciadas durante o projeto de extensão, evidenciam a interlocução entre teoria e prática e a relevância para a formação de acadêmicos e a integração com a comunidade externa contribuindo com a formação docente por meio da interação, cooperação na co-construção de recursos e estratégias de ensino a serem desenvolvidas pelos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

Palavras-Chave: Extensão. Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Processo Formativo.

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Patriarcha-Graciolli, S. R., & Melim, A. P. G. (2018). CONTRIBUTOS DO PROJETO DE EXTENSÃO “LABINTER” PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4904