CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE/MS UMA POSSIBILIDADE REAL DE CONHECIMENTO

Kely Fabricia Pereira Nogueira, Tania Maria Terra Serra dos Passos, Patrícia Sândalo Pereira

Resumo


É sabido que a educação não transforma o mundo. A educação subsidia os sujeitos e sujeitos, mediados pelas possibilidades reais, transformam o mundo. Com este intuito, os Conselhos de Educação estão presentes em todas as esferas do Governo Brasileiro, seja Federal, Estadual, Distrital e Municipal, e, este artigo, em particular, tem a pretensão de evidenciar a mobilização histórica do Conselho Municipal de Educação de Campo Grande/MS. Articulamos, para tanto, conceitos teóricos que envolvem a tríade: formação/ação/reflexão. O foco incide sobre o movimento singular das possibilidades reais de conhecimentos propiciados pelo Conselho Municipal de Educação de Campo Grande/MS, na ação formativa do IV Seminário de 2018. Concluímos que na mobilidade histórica do Conselho Municipal de Educação de Campo Grande/MS, ou seja, em seus 16 anos (ainda um embrião), buscou-se agregar discussões tentando superar questões históricas, como a de concepção restrita de implementação. Porém, ainda que reconheçamos seus avanços, principalmente, como espaço político de diálogo e participação direta dos sujeitos, o movimento real objetivo precisa avançar e materializar o que foi ideado pelas legislações, visto que o Conselho faz parte do processo democrático garantido na Carta Magna de 1988, e ainda, pode ser um importante espaço destinado a assegurar a participação da sociedade civil nos destinos da educação brasileira mediados pela voz de seus sujeitos.

 

Palavras-chave: Conselho Municipal de Educação. Possibilidades Reais. Gestão Pública Municipal.


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