ANÁLISE DOS NÍVEIS DO PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO NO CONTO O FILHO DE GABRIELA

Autores

  • Stefânia dos Santos UFMS

Resumo

Este artigo integra uma pesquisa em andamento cujo o objeto é analisar a Figurativização em contos literários de Lima Barreto, descritos sob as concepções do percurso gerativo de sentido de Semiótica Francesa. O conto, O filho de Gabriela, destacamos os sujeitos actantes no percurso narrativo envolvidos por temas e figuras, os quais representam temáticas de origem étnica, racial e social, e a manifestação textual é enriquecida semanticamente devido as escolhas do sujeito da enunciação, este, pretende remeter a uma realidade mais próxima do mundo “natural”. Considerando tais elementos projetados no enunciado, objetivamos especificar as marcas espalhadas no discurso figurativo e analisar os princípios estabelecidos no curso de complexidade do nível fundamental ao pontuar elementos articulados em oposição semântica, ao nível narrativo é investigado processo de transformação do estado no momento da ação do sujeito, e no nível do discurso verificamos as estruturas narrativas abstratas e identificamos a estrutura temática e figurativa.

 

Palavras chave: Semiótica. Percurso Gerativo de Sentido. Lima Barreto. Conto.

Downloads

Publicado

05/06/2018

Como Citar

Santos, S. dos. (2018). ANÁLISE DOS NÍVEIS DO PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO NO CONTO O FILHO DE GABRIELA. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4890