A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • CLAUDECI DE PAULA DE ALMEIDA UEMS
  • VITÓRYA PAULA DE ALMEIDA UCDB

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a importância da literatura infantil no contexto da alfabetização. Deste modo, o tema abordado diz respeito à prática dos educadores no processo de leitura e escrita no mundo da literatura infantil visando o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores nos educandos. Para isso, os educadores precisam partir do contato do educando com sua realidade, pois, sabe-se que o desenvolvimento infantil é um processo que depende dos conhecimentos já adquiridos, de experiências anteriores, do ambiente em que vivem e de suas relações no contexto social, para construir avanços significativos no processo de ensino e aprendizagem. Todos esses fatores são profundamente interligados e deles dependem o ritmo e a forma como acontece o desenvolvimento integral do aluno. O professor atua como mediador e interventor no processo de construção de conhecimento, proporcionando-lhes a formulação e (re) formulação de hipóteses tão necessárias para que os alunos se desenvolvam. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se em Abramovich (1997), Chameux (2000), Soares (1999) e Coelho (2000), os quais foram de grande auxilio para o posicionamento a respeito da importância da literatura infantil.

 

PALVRAS-CHAVE: Literatura infantil; leitura; escrita; processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

05/06/2018

Como Citar

ALMEIDA, C. D. P. D., & ALMEIDA, V. P. D. (2018). A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4873