A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DO(A)S PROFESSOR(A)S PERANTE A LEGALIDADE

Autores

  • Samya Abud UCDB
  • Alessandra Muzzi UCDB

Resumo

O breve estudo apresenta a história da Educação Infantil no Brasil, a partir dos anos 1990, a partir de então, considera-se notáveis mudanças, influenciadas por novos olhares em relação à infância. Neste sentido, apontaremos alguns aspectos relevantes e positivos, dentre eles, o aumento da oferta nas instituições para um número maior de crianças do que há 20 anos. Para elucidar esses apontamentos, utilizaremos aportes teóricos legais como: Constituição Federal 1988, reafirmada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), sancionada em 20 de dezembro de 1996, que ratifica a decisão de que a educação é um direito da criança, logo, deve ser universal. Dentre outros autores. Reconhece-se, assim, que a educação começa nos primeiros anos de vida, sendo essencial a Educação Infantil nesse processo. A Educação Infantil brasileira, como conhecemos atualmente realizada de forma complementar à família, tem uma trajetória histórica e social que passa, inclusive, pelas mudanças de concepção de criança e infância.

 

Palavras-chaves: Educação Infantil. Direito da criança. Formação de professores. Legalidade.

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Publicado

05/06/2018

Como Citar

Abud, S., & Muzzi, A. (2018). A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DO(A)S PROFESSOR(A)S PERANTE A LEGALIDADE. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4866