A BUSCA POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL, O ENSINO BILINGUE E A VALORIZAÇÃO DA DIFERENÇA.

Autores

  • Marlene de Brito Kling Almeida

Resumo

O presente artigo é fruto das discussões realizadas nas aulas do seminário avançado do grupo de pesquisa educação e interculturalidade do programa de doutorado em educação pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. Partindo do tema sobre o currículo intercultural, que privilegie o ensino bilíngue como valorização da diferença entre os povos tradicionais. A história da educação colonial deixou de considerar e reconhecer os conhecimentos, a língua, as crenças e os valores dos povos indígenas de toda a América Latina. Discorremos um pouco sobre o ponto de partida do multiculturalismo e diferença na visão de Hall e Peter Maclaren para chegarmos ao debate sobre o currículo e as políticas para um ensino intercultural bilíngue que vem ocorrendo em vários países da América Latina e em algumas escolas indígenas no Brasil.

 

Palavras chaves: Currículo intercultural, ensino bilíngue e diferença.

Downloads

Publicado

05/06/2018

Como Citar

Almeida, M. de B. K. (2018). A BUSCA POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL, O ENSINO BILINGUE E A VALORIZAÇÃO DA DIFERENÇA. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4863