A AVALIACÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAMPO GRANDE - MS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RESPONSABILIDADE NO RESULTADO DO PARECER TÉCNICO

Marcela Luzio Ferreira Moquiuti

Resumo


Este artigo tem objetivo de lançar uma reflexão sobre o resultado da avaliação para identificação de estudantes com indicadores de Altas Habilidades / Superdotação das Escolas Estaduais de Campo Grande MS. Traz o conceito de Altas Habilidades/Superdotação que está inserido na Política de Educação Especial conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além dos teóricos que tratam do assunto como  Joseph Renzulli e Gardner que respaldam a avaliação para a identificação dos estudantes que acontece  nas escolas. Este trabalho também apresenta o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar  para Altas Habilidades/Superdotação – CEAM/AHS,  esclarecendo o trabalho que este Centro desenvolve nas escolas, bem como a atuação de profissionais que não apenas tem o compromentimento em entender a temática considerando sua complexidade  mas a  realização de uma avaliação de qualidade pois corregam com eles a responsabilidade em emitir um parecer ao final da avaliação que pode refletir  nas escolhas do estudante.Traz o funcionograma com todas as etapas que a equipe  técnica percorre para avaliar, identificar e encaminhar o estudante. O parecer final é resultado da análise dos instrumentos utilizados na avaliação que deve considerar o olhar de todos os envolvidos.  Alguns instrumentos de avaliação mencionados neste artigo muitas vezes podem dificultar a análise para o parecer final o que ressalta a importancia de uma leitura coerente com a realidade e a necessidade do esgotamento de várias possibilidades de avaliação e não apenas a utilização do roteiro de avaliação estabelecido pelo CEAM/AHS.

 

Palavras-chave: Altas Habilidades. Avalição. Parecer Técnico


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