PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO DAS PRINCIPAIS ARBOVIROSES NA COMUNIDADE INDÍGENA JARDIM AEROPORTO – CAMPO GRANDE/MS
Palabras clave:
Arboviroses, Saúde indígena, Educação em SaúdeResumen
Introdução: As arboviroses são doenças causadas pelos chamados arbovírus e incluem o vírus da dengue, zika e chikungunya, cuja transmissão ocorre pela picada de fêmeas infectadas de Aedes aegypti. Nesse âmbito, observa-se a incidência das arboviroses em Mato Grosso do Sul como um recorrente desafio de saúde pública, evidenciado pela divulgação em 2020 de um Plano de Contingência para arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. Em associação à epidemiologia das arboviroses, há o perfil sociodemográfico de Mato Grosso do Sul, classificado como o segundo maior estado de concentração indígena no Brasil. Dessa forma, a prevenção, o controle e enfrentamento das arboviroses aliam-se aos constantes desafios remetidos à população indígena, quanto à alfabetização, ao acesso ao saneamento básico, e aos fatores culturais, que não são considerados para a garantia da equidade preconizada pelo SUS. Objetivo: Promover ações de educação em saúde na Comunidade indígena Jardim Aeroporto, a fim de prevenir a transmissão das principais arboviroses. Descrição: Trata-se de um projeto realizado sob a autorização das lideranças da Comunidade Indígena Jardim Aeroporto, que por meio da identificação do conhecimento prévio das famílias indígenas, quanto à dengue, zika e chikungunya, estimulou a discussão com a comunidade em rodas de conversa, atividades individuais e lúdicas sobre a transmissão, o quadro clínico, e o diagnóstico das principais arboviroses. Discussão: Dentre as atividades realizadas evidenciou-se a importância de manter a abordagem das arboviroses na microárea indígena Jardim Aeroporto para sedimentação de um conhecimento que garantisse subsídios para promoção do autocuidado e para reconhecimento do fluxo de atendimento diante da apresentação de manifestações clínicas, de modo que as ações contribuíram para maior compreensão pela população a respeito das arboviroses. Conclusão: Conclui-se, com base nas atividades desenvolvidas, a notável importância para a realização de ações de Educação em Saúde, tanto no que tange à abordagem de arboviroses, quanto ao público-alvo escolhido. Dessa forma, por meio do oferecimento de uma apropriação temática pela população, o projeto permitiu o desenvolvimento da autonomia e do autocuidado entre a Comunidade Indígena Jardim Aeroporto, de modo a auxiliar o indivíduo na prevenção, na transmissão, na identificação dos principais sintomas e no tratamento das arboviroses.
Citas
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Saúde. Plano de contingência para arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti no Estado de Mato Grosso do Sul – 2020/julho de 2022. Campo Grande: SES. 2020.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2010. Censo Demográfico – 2010.
LANDGRAF, J.; IMAZU, N.; ROSADO, R. Desafios para a Educação Permanente em Saúde Indígena: adequando o atendimento do Sistema Único de Saúde no sul do Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2020.