Geforped - Grupo de Estudos em Formação de Professores na EaD

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Patrícia Graciela da Rocha, Mirian Lange Noal

Resumo


Formação de professores na modalidade a distância da UFMS
Resumo: A formação de professores na modalidade a distância tem se constituído em um campo polêmico e, na maioria das vezes, analisado de maneira dicotômica. De um lado, os documentos oficiais e alguns estudos fazendo a apologia dessa modalidade de ensino e, de outro, as produções que questionam veementemente a qualidade dos cursos e que os desqualificam como possibilidade de formação de professores, principalmente a inicial. Conhecedores desse complexo contexto, os docentes participantes do Geforped, todos atuantes em cursos na modalidade a distância, se propõem a: ouvir os protagonistas dessas formações; analisar os currículos, os materiais didáticos, as metodologias e o ambiente virtual de aprendizagem (Moodle); avaliar as condições de infraestrutura e equipamentos existentes na UFMS e nos polos de apoio presencial; e estudar outras variáveis que possam ser identificadas ao longo dos processos de pesquisa. Com essa compreensão, o Geforped foi constituído em março de 2014, com o objetivo de avaliar, qualificar e consolidar os processos formativos já desenvolvidos, e os em construção, na formação de docentes nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia, na modalidade a distância da UFMS, estabelecendo pontes de diálogos da instituição de ensino superior (IES) com a educação básica e seus protagonistas. As pesquisas nascem do compromisso social, político e pedagógico de buscar, coletivamente, a melhoria nos processos de formação, por se considerar que a modalidade a distância é a única possibilidade de alunos trabalhadores, que residem no interior do estado, cursarem uma IES pública e se tornarem professores certificados, conciliando tempos de estudo com tempos de trabalho.


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