Sobre a Revista

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

O I Encontro dos Grupos de Pesquisa do GT 8 da ANPED/Centro-Oeste objetiva propiciar a interlocução entre os pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa e instituições que tenham como foco a formação de professores como objeto de estudo e investigação. Espera-se que os grupos de pesquisa contemplem discussões sobre a formação inicial e continuada, desenvolvimento profissional, identidade docente, profissionalidade, profissionalização, trabalho docente, políticas de formação de professores e perspectivas de formação.

Tem por objetivos:

• Analisar o movimento em que se situa a investigação sobre a formação de professores, visando à compreensão do campo e as tendências investigativas.

• Colaborar com a organização e constituição de redes de pesquisa sobre o campo e a articulação da pesquisa com a educação básica e superior.

• Avaliar a contribuição social das pesquisas sobre formação de professores para a produção de conhecimento na área da educação e para o sistema educacional brasileiro.

• Discutir formas de indução de debates orientadores para a formulação de políticas públicas referentes ao campo de formação de professores.

I Encontro dos Grupos de Pesquisa do GT 08 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – Região Centro Oeste, ocorreu nos dias 12 a 14 de junho de 2017, na  Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, em Dourados, Mato Grosso do Sul em conjunto com II Seminário Formação Docente, que tem por tema “Intersecção entre universidade e escola- necessidades formativas nas/das licenciaturas” promovito pelo GEPPEF.