ESTUDOS CULTURAIS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HOMOSSEXUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM DOURADOS/MS
Resumo
O objetivo principal deste projeto de pesquisa é identificar qual é o papel da escola neste processo, com a finalidade de selecionar uma metodologia para a sensibilização contra o preconceito. Para isto serão aplicados questionários e uma escuta em professores e alunos de uma escola pública de ensino médio de Dourados/MS. Esses dados serão registrados e analisados com bases em fundamentações teóricas para tentar compreender os processos psicossociais que envolvem o tema, na busca de orientações que favoreçam a pedagogia da alteridade. É na escola que o jovem exercita e produz a sexualidade, descobrindo e redescobrindo o próprio corpo, em época de experimentações na qual não há definições. Em geral as escolas abordam o tema com aulas de biologia e ciências, explicando anatomias, funções reprodutivas e doenças sexualmente transmissíveis. Porém, falar sobre a sexualidade e principalmente sobre as diferenças sexuais ainda é um desafio. Dos temas discutidos atualmente, a questão homossexual é a mais polêmica, vista com preconceito, moralismo, religiosidade e sátiras, prejudicando a construção da identidade. É necessário então repensarmos essa questão dentro do ambiente escolar. Espera-se com esta pesquisa poder identificar qual o papel da escola na formação dos indivíduos, até que ponto ela pode contribuir na identificação do sujeito homossexual, e como a escola trabalha com as complexidades dos alunos desta orientação sexual.