ESTUDOS CITOGENÉTICOS E MORFOMÉTRICOS EM UMA POPULAÇÃO DE Oligosarcus pintoi (Characiformes, Acestrorhinchinae) DA BACIA DO RIO IGUATEMI, MS, BRASIL.

Autores

  • Jhony Mendonça da Silva UEMS
  • Carlos Alexandre Fernandes UEMS
  • Dayani Bailly UEMS

Resumo

RESUMO

Estudos citogenéticos no gênero Oligosarcus são escassos, sendo que todas as espécies analisadas apresentaram mesmo número diplóide de 2n=50 cromossomos, com variações nas fórmulas cariotípicas. O objetivo do presente estudo foi analisar citogeneticamente e morfologicamente espécimes de Oligosarcus pintoi coletadas no córrego Santa Maria que pertence à bacia do rio Iguatemi (MS) a fim detectar possíveis variações que permitam um melhor entendimento das relações evolutivas deste grupo. Os espécimes analisados apresentaram um número diplóide de 50 cromossomos, distribuídos em 2m+16sm+16st+16a com número fundamental de braços igual a 84 em ambos os sexos. A região organizadora do nucléolo foi detectada no braço curto do par 19, coincidente com a constrição secundária e com heteromorfismo de tamanho. Sítios de Ag-NORs adicionais também foram detectados no braço longo de um cromossomo acrocêntrico e no braço curto de um cromossomo submetacêntrico, caracterizando sistema de NOR múltipla. A heterocromatina constitutiva ficou evidenciada na região centromérica e telomérica de alguns cromossomos, sendo que o braço curto do par 19 também foi banda-C positivo. Os valores de correlação de Person entre os eixos e as variáveis morfométricas não apresentaram extremos negativos e positivos para o eixo 1. Diferentemente, a variável CNV estruturou positivamente o eixo 2 (r = 0,83). Os resultados encontrados corroboram os dados da literatura, mostrando que esta espécie apresenta um número diplóide conservado, mas com diferenças na fórmula cariotípica entre diferentes populações, indicando que rearranjos cromossômicos que não alteram o número diplóide, tais como, inversões, duplicações ou deleções devam estar ocorrendo nesta espécie.

Downloads

Publicado

2014-04-24

Como Citar

da Silva, J. M., Fernandes, C. A., & Bailly, D. (2014). ESTUDOS CITOGENÉTICOS E MORFOMÉTRICOS EM UMA POPULAÇÃO DE Oligosarcus pintoi (Characiformes, Acestrorhinchinae) DA BACIA DO RIO IGUATEMI, MS, BRASIL. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2080

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)