AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE DOURADOS-MS

Autores

  • Claudinei Cardoso Neves UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL

Resumo

 A avaliação da aprendizagem é um tema que aparece com frequência tanto na literatura como também nos documentos oficiais. Sobre a forma de analisar o rendimento escolar, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei 9394/96 estabelece na alínea a do parágrafo V do artigo 24: “(a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”. Nessa perspectiva, buscamos com esta pesquisa, compreender a concepção de avaliação de alunos e de professores de Língua Portuguesa em uma escola pública em Dourados. Os referenciais teóricos consultados, MORETTO (2010), ESTEBAN (2008), apontam que na nas práticas pedagógicas há um foco execessivo à cultura da prova. Estas, de acordo com os autores,  são necessarias como instrumento de aprendizagem e não de acerto de contas. As provas não podem se tornar o unico instrumento aferidor aferidor de aprendizagem pois existe os meios de burlar as provas ou de se cometer a transgressão que chamamos cola ou a decoreba de assuntos irrelevantes. A pesquisa, de acordo com Minayo (2010), dever conter teoria, método e técnicas de abordagem em que o pesquisar se constitui, usando seus metodos, um instrumento dessa pesquisa, um questionario do acabado provisório e do inacabado permanente. Concluimos, que, após todos os levantamentos feitos, que a avaliação da aprendizagem tem se perpetuado nos moldes tradicionais, são pouquissimas as mudanças, ela é o aferidor de aprendizagem e os conteúdos memorizados são os elementos inclusivos meritório, ou de exclusão por meio da punição.

 

Biografia do Autor

Claudinei Cardoso Neves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL

ALUNO DO 2°; ANO DO CURSO DE LETRAS.

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

Neves, C. C. (2014). AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE DOURADOS-MS. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1967

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES