ALÉM DAS PALAVRAS E SUA PRODUÇÃO DIDÁTICA: LEVANTAMENTO E CIRCULAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Roselena Alves dos Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba
  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba

Resumo

Buscando contribuir para a questão da alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul, na presente comunicação apresentam-se resultados finais de pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), cujo objetivo foi o de compreender a alfabetização proposta no Programa Além das Palavras, desenvolvido nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Para isso, foi realizada pesquisa documental e bibliográfica para analisar os livros didáticos desse Programa, de modo a propiciar uma reflexão sobre a alfabetização e como tem sido o ensino e aprendizagem das crianças desde a implantação do projeto em 2008 até 2012. Dos resultados obtidos pode-se concluir que o material utilizado para o programa não foi alterado desde sua implantação, permanecendo, por isso, a metodologia de ensino centrada no método fônico, embora historicamente esse método já tenha sido considerado superado; o material didático do Programa Além das Palavras apresenta materialidade qualificada, porém incoerências internas em seu conteúdo prejudicam uma avaliação positiva desse material; e, em virtude disso, outros materiais didáticos, não oficiais, têm circulado nas salas de alfabetização nas escolas de Mato Grosso do Sul.

 

Palavras – chave: Alfabetização. Além das Palavras.

  Material didático.

 

Biografia do Autor

Roselena Alves dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba

ALÉM DAS PALAVRAS E SUA PRODUÇÃO DIDÁTICA: LEVANTAMENTO E CIRCULAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL   Roselena Alves dos Santos (PIBIC/CNPq) rosesantospba@gmail.com Estela Natalina Mantovani Bertoletti (Orientadora) estela@uems.br Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade Universitária de Paranaíba   Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Resumo                                                               Buscando contribuir para a questão da alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul, na presente comunicação apresentam-se resultados finais de pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), cujo objetivo foi o de compreender a alfabetização proposta no Programa Além das Palavras, desenvolvido nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Para isso, foi realizada pesquisa documental e bibliográfica para analisar os livros didáticos desse Programa, de modo a propiciar uma reflexão sobre a alfabetização e como tem sido o ensino e aprendizagem das crianças desde a implantação do projeto em 2008 até 2012. Dos resultados obtidos pode-se concluir que o material utilizado para o programa não foi alterado desde sua implantação, permanecendo, por isso, a metodologia de ensino centrada no método fônico, embora historicamente esse método já tenha sido considerado superado; o material didático do Programa Além das Palavras apresenta materialidade qualificada, porém incoerências internas em seu conteúdo prejudicam uma avaliação positiva desse material; e, em virtude disso, outros materiais didáticos, não oficiais, têm circulado nas salas de alfabetização nas escolas de Mato Grosso do Sul.   Palavras – chave: Alfabetização. Além das Palavras.   Material didático.  

Estela Natalina Mantovani Bertoletti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba

ALÉM DAS PALAVRAS E SUA PRODUÇÃO DIDÁTICA: LEVANTAMENTO E CIRCULAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL Roselena Alves dos Santos (PIBIC/CNPq)rosesantospba@gmail.comEstela Natalina Mantovani Bertoletti (Orientadora)estela@uems.brUniversidade Estadual de Mato Grosso do SulUnidade Universitária de Paranaíba Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.Resumo                                                           Buscando contribuir para a questão da alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul, na presente comunicação apresentam-se resultados finais de pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), cujo objetivo foi o de compreender a alfabetização proposta no Programa Além das Palavras, desenvolvido nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Para isso, foi realizada pesquisa documental e bibliográfica para analisar os livros didáticos desse Programa, de modo a propiciar uma reflexão sobre a alfabetização e como tem sido o ensino e aprendizagem das crianças desde a implantação do projeto em 2008 até 2012. Dos resultados obtidos pode-se concluir que o material utilizado para o programa não foi alterado desde sua implantação, permanecendo, por isso, a metodologia de ensino centrada no método fônico, embora historicamente esse método já tenha sido considerado superado; o material didático do Programa Além das Palavras apresenta materialidade qualificada, porém incoerências internas em seu conteúdo prejudicam uma avaliação positiva desse material; e, em virtude disso, outros materiais didáticos, não oficiais, têm circulado nas salas de alfabetização nas escolas de Mato Grosso do Sul. Palavras – chave: Alfabetização. Além das Palavras.  Material didático. 

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

Santos, R. A. dos, & Bertoletti, E. N. M. (2014). ALÉM DAS PALAVRAS E SUA PRODUÇÃO DIDÁTICA: LEVANTAMENTO E CIRCULAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1925

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)