DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM E A TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA

Autores

  • Tiago Campos Mendes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

Resumo  

O uso de medicamentos pode interferir nas respostas humanas e gerar diagnósticos de enfermagem (DE). O objetivo do estudo foi identificar os DE na Taxonomia NANDA 2009-2011, em que o uso dos medicamentos se faz presente nas características definidoras, ou nos fatores relacionados e de risco. Trata-se de estudo descritivo, exploratório e de análise documental. O método consistiu em caracterizar os diagnósticos por domínio, classe e situação. No segundo momento as classes farmacológicas foram classificadas conforme o Sistema de Classificação Anatômico-Terapêutica e Química (ATC). Foram identificados 43 DE, divididos em 7 domínios e 18 classes. Entre os diagnósticos encontrados, o uso de medicamento foi citado em 6 DE nas características definidoras, 24 nos fatores relacionados e 27 nos fatores de risco. A Taxonomia NANDA não seguiu a mesma terminologia para todos os diagnósticos, utilizando mais de um termo para o mesmo conceito, como medicamentos, medicações e agentes farmacêuticos, sendo que o termo mais utilizado foi medicamentos (46,8%). Sobre reações adversas a medicamentos, apareceram os termos efeitos secundários efeitos de medicamentos, efeitos adversos, efeitos colaterais, efeitos relativos ao tratamento, sendo efeitos secundários o termo mais utilizado (38,9%). Entres as classes farmacológicas mais citadas, encontram-se Laxantes citados em 16,2% dos diagnósticos de enfermagem (Classificação ATC A06A), Opiáceos 11,6% (ATC N02A) e Diuréticos 9,3% (ATC C03). Pode-se concluir que são frequentes os DE gerados pelo uso de fármacos, evidenciando a necessidade de cuidados dos enfermeiros em administrá-los e transmitir orientações completas quanto aos riscos de cada fármaco.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Mendes, T. C. (2015). DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM E A TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1730

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE