ESTUDOS CULTURAIS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HOMOSSEXUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM DOURADOS/MS

Autores

  • Nayara Paredes dos Santos UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Unidade sede (Dourados/MS)

Resumo

O objetivo principal deste projeto de pesquisa é identificar qual é o papel da escola neste processo, com a finalidade de selecionar uma metodologia para a sensibilização contra o preconceito. Para isto serão aplicados questionários e uma escuta em professores e alunos de uma escola pública de ensino médio de Dourados/MS. Esses dados serão registrados e analisados com bases em fundamentações teóricas para tentar compreender os processos psicossociais que envolvem o tema, na busca de orientações que favoreçam a pedagogia da alteridade. É na escola que o jovem exercita e produz a sexualidade, descobrindo e redescobrindo o próprio corpo, em época de experimentações na qual não há definições. Em geral as escolas abordam o tema com aulas de biologia e ciências, explicando anatomias, funções reprodutivas e doenças sexualmente transmissíveis. Porém, falar sobre a sexualidade e principalmente sobre as diferenças sexuais ainda é um desafio. Dos temas discutidos atualmente, a questão homossexual é a mais polêmica, vista com preconceito, moralismo, religiosidade e sátiras, prejudicando a construção da identidade. É necessário então repensarmos essa questão dentro do ambiente escolar. Espera-se com esta pesquisa poder identificar qual o papel da escola na formação dos indivíduos, até que ponto ela pode contribuir na identificação do sujeito homossexual, e como a escola trabalha com as complexidades dos alunos desta orientação sexual.

Biografia do Autor

Nayara Paredes dos Santos, UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Unidade sede (Dourados/MS)

Sou voluntária na diagramação da Web Revista Diálogos & Confrontos: Revista em Humanidades. Estou trabalhando como bolsista em um projeto de pesquisa sobre a identidade homossexual em escolas do ensino médio de Dourados-MS através do PIBIC.

Downloads

Publicado

2014-04-25

Como Citar

dos Santos, N. P. (2014). ESTUDOS CULTURAIS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HOMOSSEXUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM DOURADOS/MS. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2082

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS