MONITORIA DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS.

Autores

  • Elimara Balta ACOSTA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Adelia Maria Evangelista AZEVEDO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Linguística, Ensino, Acadêmicos.

Resumo

As ações de Monitoria na disciplina de Introdução aos Estudos Linguísticos - IEL está cadastrada junto à PROE e obedece aos critérios de seleção previstos no Edital PIM/2024. Segue o Plano de Trabalho previsto para a disciplina e as relações diretas dos conteúdos na Ementa da disciplina IEL. O atendimento da Monitoria é anual e segue por duas opções: o presencial e o hídrido com o atendimento (online – pelo google meet), cumprindo assim, a carga horária prevista e demais ações de integração dos calouros (as) da primeira série do curso de Letras – UEMS – Unidade de Jardim. Os processos metodológicos seguem as orientações da interação entre os saberes e a integralização dos Estudos Pré-Saussureanos, dos princípios e conceitos da Linguística Moderna com leitura de autores e obras clássicas da ciência. São realizadas semanalmente orientações junto aos calouros, debates, mapas mentais e atividades complementares, como uma atividade interativa. Promove-se também nas ações de vivências da Monitoria, atividades de integração emocional e reflexiva do fazer do profissional da área de Letras e do linguista. Os resultados para tais ações de vivência acadêmica apontam para demandas de orientação do ambiente acadêmico, revisão do conteúdo trabalhado pela docente em sala de aula, mas, mais do que isso, trata-se também da oportunidade de interação dos colegas entre turmas, do investimento na didática da monitora que futuramente atuará como professora da área de Letras, bem como troca de conhecimentos gerais e horas complementares que incentivam o (a) aluno (a) atuante na área do ensino e pesquisa. As projeções para o segundo semestre/2024 para a Monitorai em IEL seguirão para a reafirmação do papel e da importância da ciência da linguagem, do fazer do linguista visando progressivamente a melhoria do desempenho dos acadêmicos do curso de Letras, valorizando assim, o profissional da área de Letras. Outro ponto importante é do troca de experiências entre os acadêmicos de diferentes séries, recuperação dos conteúdos, combate à evasão e o desânimo nas séries inicias.

Biografia do Autor

Elimara Balta ACOSTA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Adelia Maria Evangelista AZEVEDO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Jardim

Referências

Sem referências.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Balta ACOSTA, E., & Evangelista AZEVEDO, A. M. (2024). MONITORIA DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9884

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES