RODA DE TERERÉ DA UEMS DE JARDIM: SARAU LITERÁRIO

Autores

  • Anailton de Souza GAMA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Laisa de OLIVEIRA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Diogo Fernandes SOUZA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Interacão acadêmica, Formacão crítica continuada, Linguagens criativas

Resumo

O Projeto tem como objetivo contribuir para que os (as) discentes e docentes do Curso de Letras – UEMS – Unidade de Jardim conheçam e utilizem os recursos culturais e os elementos constitutivos da linguagem de forma criativa, reflexiva e funcional além de oportunizar momentos de interação entre os docentes e discentes do Curso de Letras contribuindo para o aprimoramento e melhoria da qualidade do Curso incentivando processos de inovação na prática educativa. Procura também ampliar os espaços de aprendizagem e o uso de recursos e metodologias de ensino; integrar disciplinas e outros componentes curriculares do Curso de Letras. As ações realizadas no projeto em questão se constituem numa atividade do PPP do Curso de Letras e se caracterizam pela interação entre os professores e acadêmicos buscando efetivar o processo de Formação Continuada já em curso, promovido no próprio PPP que, por conta das mudanças em todos os cursos de Ensino Superior, a relação teoria prática-teoria passa a ser vista como elemento fundamental e interdependente. Um dos maiores desafios no ensino superior e principalmente no Curso de Letras é despertar nos acadêmicos o interesse pela expressão artística, pelas manifestações culturais e da língua, sempre vistas como distantes da sua realidade, seja por timidez ou falta de oportunidades. Assim, este Projeto estabelece um diálogo e interação entre professores da Educação Superior e Acadêmicos, através de atividades teórico-práticas orientadas, tendo como resultado a produção de conhecimentos e mudanças qualitativas na prática pedagógica desses futuros professores. O projeto conta com uma parte de atividades presenciais contando com atividades que vão de palestras, rodas de leituras, projeção de filmes e discussões, exposição de obras artísticas, apresentações culturais, dentre outras. Parte das atividades também são realizadas via remota com o objetivo de despertar nos acadêmicos as várias possibilidades de interação (presencial e virtual). Dividido em quatro encontros presenciais totalizam 40 horas, essas 40 horas se justificam tendo em vista a necessidade de preparação e organização do evento.

Biografia do Autor

Anailton de Souza GAMA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

nailton de Souza Gama é Doutor em Letras na Linha de Pesquisa Procedimentos de Constituição dos Sentidos do Discurso e do Texto e Área de Concentração Estudos Discursivos e Textuais pela UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE-SP (2016); é Mestre em Letras, Área de Concentração Estudos Linguísticos pela UFMS - Câmpus de Três Lagoas-MS (2009); é Especialista em Literatura Comparada pela UFMS (1999) e possui graduação em Letras com Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Atua como professor das disciplinas de Latim e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,/Unidade Universitária de Jardim. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino na instituição em que atua, É editor e diagramador de livros. Participa de Grupos de Pesquisa e Estudos na área Tem experiência na área de ensino com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes áreas: Análise do Discurso, Semiótica, Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Latim. É pesquisador na área de Linguística geral com destaque para Análise do Discurso, Semiótica e Linguística Aplicada. Possui artigos publicados em revistas especializadas além de capítulos de livros. É docente do PROFLETRAS. Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade de Dourados.

Laisa de OLIVEIRA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Letras com Habilitação em Português e Inglês na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Jardim. Bolsista de Projeto de Ensino.

Diogo Fernandes SOUZA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do Curso de Letras com Habilitação em Português e Inglês na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Jardim. Bolsista de Projeto de Ensino.

Referências

Sem referências.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

de Souza GAMA, A., OLIVEIRA, L. de, & Fernandes SOUZA, D. (2024). RODA DE TERERÉ DA UEMS DE JARDIM: SARAU LITERÁRIO. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9880

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES