VIAJANTES LITERÁRIOS, CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS CLÁSSICOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Isabele Vieira Barros UEMS
  • Tâmara Barbosa Queiroz UEMS

Palavras-chave:

leitura e educação infantil, conhecimento, literatura clássica

Resumo

O presente trabalho visa mostrar os resultados obtidos com as atividades desenvolvidas sobre a literatura clássica para os educandos do 4º ano B da Escola Municipal José Dorilêo de Pina. No primeiro momento a escolha foi Monteiro Lobato, com a obra Emília no País da Gramática, contemplando aspectos importantes da gramática e aventura imaginativa da história com seus ricos diálogos entre as personagens. Fomentando o despertar e o prazer da leitura, promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura; possibilitar a vivência de emoções, formação crítica e emancipadora. A ideia era desenvolver a leitura participativa em sala, com a discussão do texto, atividades para fixação e registro destas atividades, porém com a pandemia da Covid-19, tivemos que adaptar o projeto para alcançar os 26 educandos matriculados. A forma escolhida para desenvolver o projeto foi o ensino remoto através do grupo privado em uma rede social, com postagem semanal, orientando como desenvolver os exercícios e qual capítulo da obra se refere a atividade, anexando a imagem da apostila entregue anteriormente na unidade escolar. As atividades são disponibilizadas na escola com antecedência para que o responsável retire e auxilie o educando na execução e leitura. Até o momento a devolutiva está pequena, das 26 (vinte e seis) apostilas distribuídas, somente 07 (sete) retornaram, das devolvidas 03 (três) estavam em branco ou incompletas. As demais estavam completas, podendo constatar que os educandos não iniciam a escrita com letra maiúscula, erros de grafia, letra apresentada não é do aluno, mas no geral identificamos que os educandos conseguiram compreender a obra trabalhada até o momento, criatividade ao reproduzir em desenho o que mais gostaram da leitura, preocupação com conteúdo aprendido em tempos de ensino remoto. Apesar de o ensino remoto não contemplar todos da mesma forma, atende diante da situação o educando seja na forma impressa disponibilizada na escola para o responsável retirar ou virtual através do grupo privado em rede social, oportuniza o conhecimento adaptado ao contexto pandêmico. Os resultados buscados são a valorização e incentivo a leitura, a produção escrita dos estudantes, a compreensão de textos, o estímulo do raciocínio, a sua comunicação com as pessoas e a criatividade.

Referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Vieira Barros, I., & Barbosa Queiroz, T. (2021). VIAJANTES LITERÁRIOS, CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS CLÁSSICOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8242

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS