DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DE AULAS REMOTAS

Autores

  • Laura da Silva Freitas UEMS
  • Maira Carolina Araújo Matoso UEMS

Palavras-chave:

Educação, alfabetização infantil, escrita

Resumo

Para o aperfeiçoamento da escrita e leitura das crianças alfabetizadas, trabalhamos a partir da base preestabelecida durante o período de alfabetização dos alunos. Sendo assim, o objetivo desse projeto de ensino é desenvolver o aperfeiçoamento da leitura e da escrita dos alunos do segundo ano; desenvolver o método analítico priorizando as habilidades de ouvir, falar e escrever, compostos por desenvolvimento de comunicação, interação com os colegas de turma, entendimento básico acerca do texto e desenvolvimento do conhecimento empírico da criança. Ao iniciar o projeto, a proposta previa no âmbito metodológico a utilização de textos impressos que seriam lidos com os alunos a fim de trabalhar sua interpretação e compreensão desenvolvendo o método analítico; rodas de leitura de textos disponibilizados para a sala, onde cada aluno leria o texto de sua escolha, trabalhando a comunicação, a fala e a leitura; trabalho de produção de texto em grupo, que ao final da elaboração seriam expostos em varais de textos; e recursos tecnológicos disponíveis para aperfeiçoar o uso das tecnologias no campo da leitura, escrita e interpretação de textos. Mas, mediante a pandemia que nos encontramos, o projeto teve de ser modificado para que se aperfeiçoasse aos métodos de ensino que foram escolhidos pela escola para as aulas remotas. Sendo assim, passamos a utilizar a plataforma Google Classoom, na qual postávamos aulas programadas com atividades e vídeos explicativos toda semana para os alunos, sendo adotadas atividades remotas voltadas para o trabalho de vogais, sílabas e alfabetização, uma vez que os alunos tiveram a formação do primeiro ano de forma remota, portanto acreditamos ser importante o reforço dessas atividades para alfabetização. Essas atividades eram especificamente voltadas ao nosso projeto de aperfeiçoamento da leitura e escrita. Durante esse período de atividades remotas, tivemos um resultado baixo acerca da dificuldade que passávamos e ainda estamos passando diante a pandemia do Covid-19. O projeto não teve 100% de aproveitamento, uma vez que as atividades necessárias que elaboramos não tiveram devolução dos alunos, entretanto, contribuiu para nossa prática em elaboração de planejamentos de aulas, de conhecimento teórico e prático no ensino de alfabetização. Sendo assim, continuamos com o projeto em andamento e com a volta das aulas iniciaremos alguns métodos novos no envio das atividades, que passarão a ser enviadas atividades impressas para os alunos em seus cadernos de atividades e devolvidas à escola todo mês.

Referências

Sem referências

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

da Silva Freitas, L., & Araújo Matoso, M. C. (2021). DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DE AULAS REMOTAS. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8207

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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