PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEMS DE IVINHEMA-MS RELACIONADA AO INGRESSO TARDIO NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Rosalino do Nascimento Lopes UEMS
  • Marcia Conceição de Souza Silva UEMS
  • Daiane Francine Meinerz UEMS

Palavras-chave:

Relações Interpessoais, maturidade, ensino superior

Resumo

Para muitas pessoas o ingresso na universidade é a realização de um sonho, um momento esperado por toda uma fase de preparação, mas que nem sempre é possível ao término do ensino médio. Há pessoas que acreditam existir uma melhor idade para ingressar na universidade, o tão sonhado nível superior. Frequentar uma sala de aula pode parecer algo muito distante para alguns e muito esperado para outros, contudo, a idade torna-se um fator dual, ou seja pode ajudar ou complicar esse processo. O objetivo desta pesquisa foi verificar as reais dificuldades encontradas pelos educandos mais velhos tanto em relação às interações com os demais discentes, quanto relativo às dificuldades para conciliar o meio acadêmico e o trabalho, a casa e a família. O presente trabalho foi o resultado de um processo avaliativo interdisciplinar das diciplinas Bioestatística e Metologia Científica e Pesquisa em Ensino de Ciências, no qual desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e de levantamento. Como método utilizou-se a aplicação de um questionário online (google forms) aos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UEMS, unidade de Ivinhema, seguindo os padrões éticos da pesquisa científica. A análise dos resultados mostrou uma semelhança entre as percepções dos alunos questionados. Foram elencados diversos eventos que podem acontecer com os alunos mais velhos, tais como: a dificuldade nas relações interpessoais com os acadêmicos mais jovens, linguagem formal em relação aos demais estudantes, dificuldades
com novas tecnologias, falta de atualização do ensino básico para o ensino superior e a falta de tempo para realização de atividades acadêmicas. No entanto, a pesquisa evidenciou uma unanimidade na percepção dos acadêmicos quanto a inexistência de idade ideal para ingressar no ensino superior, pois muitas vezes pessoas que não tiveram oportunidade de estudar quando jovens, ou que tinham dúvidas na carreira a seguir, podem realizar o sonho de se tornar um profissional graduado quando mais velhos e experientes. A partir dos dados analisados, concluimos que existem diferentes pontos de vista em relação as dificuldades encontradas pelos estudantes na maturidade e um senso comum em relação a idade para ingresso. Além disso, continuar os estudos é muito
importante para a construção do profissional, tanto para o mercado de trabalho, como para satisfação pessoal. Finalmente, enfatizamos a importância da continuidade das investigações e discussões apresentadas neste estudo, considerando a escassez sobre o tema na literatura e, com intuito de ajudar alunos na maturidade a continuar seus estudos e contribuir na formação de
profissionais e cidadãos críticos e com conhecimento científico.

Referências

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

do Nascimento Lopes, R., de Souza Silva, M. C., & Meinerz, D. F. (2021). PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEMS DE IVINHEMA-MS RELACIONADA AO INGRESSO TARDIO NA UNIVERSIDADE. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8178

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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