EM BUSCA DA MEDALHA: PREPARATÓRIO PARA A 2ª FASE DA OBMEP-2018 EM CASSILÂNDIA – MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave:
OBMEP, preparação;, oportunidade.Resumo
A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e atualmente também das escolas privadas acontece todos os anos e é dividida em 2 fases. Neste trabalho relata-se sobre uma ação de preparação e motivação de alunos para a realização da segunda fase da OBMEP. A ação foi intermediada por um acadêmico do Curso de Matemática da UEMS/Cassilândia, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e orientada por supervisores e coordenadores do PIBID. Essa ação teve como objetivo apresentar aos alunos como funciona a OBMEP, os benefícios oferecidos aos premiados e resolver algumas questões de provas de anos anteriores para que eles conhecessem o modelo da segunda fase. Para que os alunos compreendessem como funciona a OBMEP e o que é proporcionado aos premiados, o acadêmico relatou, aos alunos participantes da ação, sobre sua experiência como medalhista da OBMEP de 2011 a 2017 e fez uma apresentação sobre as oportunidades que são oferecidas aos que são premiados com medalhas e com menção honrosa. Para motivar a aprendizagem de conceitos matemáticos e desenvolvimento de raciocínio lógico, o acadêmico levou para os alunos alguns jogos matemáticos confeccionados por bolsistas do PIBID, e para que eles conhecessem melhor como funciona a segunda fase foram trabalhadas algumas questões de segundas fases de anos anteriores da OBMEP. Esse contato com as provas de segunda fase foi importante, visto que na primeira fase a prova contém 20 questões de múltipla escolha, enquanto que na segunda apresenta apenas 6 questões contendo de 3 a 4 questionamentos a respeito do problema proposto, além de ser uma prova discursiva. A ação foi realizada na Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal em Cassilândia/MS, por meio de 5 encontros durante o segundo semestre de 2018, de acordo com a disponibilidade dos alunos que estudam em tempo integral na escola. Como as atividades do PIBID se iniciaram em agosto de 2018, após a divulgação dos resultados da primeira fase, os alunos foram convidados para a realização dos encontros em preparação para a segunda fase. Os alunos participantes da ação não obtiveram premiação na segunda fase da OBMEP de 2018, mas isso não quer dizer que a ação não foi bem sucedida, pois através dela os alunos se motivaram a participar da prova. Segundo relatos dos professores da disciplina de matemática da escola envolvida na ação, os alunos participantes apresentaram melhor desempenho nas aulas de matemática. Dessa forma há indícios de que a ação contribuiu para que os alunos valorizassem a matemática. Assim, como consequência dessa ação foi criado o Clube Olímpico de Matemática da OBMEP que dará continuidade à mesma no ano de 2019.
Referências
sem referências