MONITORIA DE QUÍMICA GERAL
Resumo
A prática da Monitoria no contexto educativo data de longo tempo e nos últimosanos, com o desenvolvimento do pensamento pedagógico de orientação críticoprogressista, procedimentos de monitoria vêm ganhando espaço no contexto da
realidade educacional das instituições de ensino superior. Particularmente o interesse
pela disciplina de Química é de enorme importância, pois esta conquistou um lugar
central e essencial em todos os assuntos do conhecimento humano. As aulas de
monitoria da disciplina de QuímicaGeral do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental
tiveram como principais objetivos: facilitar o processo de Ensino-Aprendizagem,
despertar nos acadêmicos o interesse pelo ensino de Química e contribuir para a
produção de conhecimento. A monitoria foi voltada para o acompanhamento extra dos
acadêmicos, buscando auxiliá-los na aprendizagem dos conteúdos em sala de aula. A
metodologia aplicada foi baseada em estudos e na experiência adquirida pelo monitor
durante o curso. O foco das aulas foram aresolução de questões e explanação do
conteúdo que já havia sido visto durantes as aulas regulares, na sequência buscava-se
junto com os alunos a resolução de problemas referentes àquele conteúdo estudado. As
dúvidas foram sanadas em forma de diálogos e discussão coletiva e/ou individualmente.
Os acadêmicos tiveram uma participação ativa no desenvolvimento das aulas da
monitoria e nas atividades propostas pelo monitor. Com base nos resultados obtidos,
pode-se observar que grande parte dos alunos conseguiu acompanhar as atividades da
disciplina de Química Geral, resultando em notas satisfatórias no decorrer da disciplina.
Downloads
Publicado
2015-04-07
Como Citar
Nunes, F. C., & Silva, A. F. G. da. (2015). MONITORIA DE QUÍMICA GERAL. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/679
Edição
Seção
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE