TEATRO DA TABELA PERIÓDICA, CONHECENDO OS ELEMENTOS

Autores

  • Cintia Cristina Domiciano Adão
  • Joice de Oliveira Schott
  • Luênery Henrique de Oliveira Maciel
  • Nilcéia Marins da Silva Santos
  • André Molina

Resumo

As dificuldades em memorizar fórmulas e entender alguns conceitos abstratos, são talvez os grandes desafios dos alunos ao estudar química. A busca por ferramentas diversificadas para contribuir no processo de aprendizagem estimulou vários educadores a investirem em alternativas metodológicas para o ensino de Química. Além disso, elas aproximam os alunos dos professores, pois essas atividades costumam favorecer a coletividade e atenção, posto que muitas ações priorizam o trabalho em grupo. O objetivo desse trabalho foi desenvolver nos alunos o trabalho em grupo, a dinâmica, a comunicação, e o conhecimento sobre elementos da tabela periódica e aguçar a curiosidade dos alunos. O teatro intercala experimentação e grupos de elementos da tabela periódica denominados: Ostentação, Gênios do mal, Heavy Metals, Ondas fatais, Vitais e por último os Agentes duplos, cada grupo era formado por seis alunos, cada um deles simbolizando um elemento da tabela periódica. Os grupos foram divididos conformes os grupos da tabela periódica. Os experimentos apresentados foram, varinha mágica, a produção de Hidrogênio, e o camaleão, foram realizadas também charadas envolvendo elementos da tabela periódica. Esse teatro teve um bom aproveitamento com os alunos que atuaram, desenvolvendo neles a comunicação a oralidade e o despertar para o aprendizado em Química e para os acadêmicos do PIBID, possibilitou uma interação entre aluno e professor fazendo-se assim a intermediação tão necessária ao desenvolver das atividades e habilidades essenciais a licenciatura. O trabalho foi desenvolvido na escola Vinícius de Morais na cidade de Naviraí-MS, os alunos participantes eram do ensino médio. O público alvo demonstrou grande interesse e curiosidade pelo conteúdo do teatro explicado de uma forma dinâmica e de fácil compreensão. O método avaliação foi individual, analisando o desempenho, compromisso, participação e comportamento de cada aluno envolvimento, durante os ensaios e durante as apresentações. A nota foi acrescentada na média referente ao bimestre que foi realizado o teatro.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Adão, C. C. D., Schott, J. de O., Maciel, L. H. de O., Santos, N. M. da S., & Molina, A. (2019). TEATRO DA TABELA PERIÓDICA, CONHECENDO OS ELEMENTOS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6022

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)