FORMAÇÃO DE LEITORES: CONCURSO DE POESIA SOBRE A TIA EVA EM CAMPO GRANDE – MS
Resumo
A poesia contribui na formação do leitor, pois desenvolve a capacidade de abstração, decrescimento intelectual e, sobretudo, a capacidade de sensibilizar o sujeito. Este trabalho visa
apresentar os resultados do projeto de iniciação à docência desenvolvido com os estudantes do 5°
ano do Ensino Fundamental, da E. E. Antônio Delfino Pereira, localizada na Comunidade
Quilombola Tia Eva. Os estudantes foram incentivados a escreverem poesias sobre a história da
fundadora dessa comunidade a fim de que fossem apresentadas no Centenário da Festa de São
Benedito. O objetivo desta atividade no currículo escolar é estimular a imaginação, a capacidade de
abstração, a interpretação e a expressão artística, por meio da linguagem oral e escrita de modo a
ampliar o vocabulário das crianças bem como a compreensão do contexto social em que vivem,
para produzirem textos poéticos. Dessa forma, realizou-se um estudo prévio, com a conceituação
deste gênero, bem como a leitura e a proposição dessa atividade por meio da escrita. A metodologia
adotada foi arguir aos discentes sobre quais conhecimentos prévios possuíam em relação à história
de vida da tia Eva, outra prática realizada foi a exibição de imagens e livros sobre a fundadora, a
disponibilização de fotos e pesquisas feitas pelos estudantes por meio de livros e sites
especializados para a produção das poesias. Além disso, promoveu-se também a escrita dos textos
poéticos, com momento para correção pela professora e as bolsistas para posterior ajuste e a
declamação da poesia para os colegas de turma, apresentando dificuldades e o aprendizado durante
a pesquisa e o processo de escrita da poesia. Por fim, desenvolveu-se a avaliação dos
conhecimentos adquiridos do tema proposto, destacando elementos de coerência, coesão e
ortografia. Concluímos que a edição deste Concurso oportunizou uma significativa aprendizagem
aos estudantes do 5° ano, bem como a valorização da história da Tia Eva e a ampliação do
conhecimento sobre a cultura da comunidade em que a escola está inserida. Os discentes puderam
conhecer a personalidade e a trajetória de luta da patronesse da comunidade, suas contribuições à
comunidade e a dinâmica das relações étnico-raciais, resultado das abordagens vivenciadas em sala
de aula e na sociedade.
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Publicado
2019-11-04
Como Citar
Oliveira, P. de, Mori, A. C., & Lacerda, L. T. (2019). FORMAÇÃO DE LEITORES: CONCURSO DE POESIA SOBRE A TIA EVA EM CAMPO GRANDE – MS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5986
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS