CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HÉRCULES MAYMONE

Autores

  • Ana Cristina Rocha Amaral
  • Júlia Cristina Alves Mendes Trajano
  • Mérilin Costa Tenório
  • Nathalya Lagos Vicente Ferreira
  • Rafaela Ortiz Moura

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) visa oportunizar aos
acadêmicos de cursos presenciais de Licenciatura conhecer e vivenciar o cotidiano escolar,
dedicando-lhe tempo e comprometendo-se ao magistério na rede pública de ensino, antecipando o
vínculo entre os futuros professores com a cultura das escolas, com vistas a melhorar o Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), uma vez que os bolsistas atuam em escolas que
apresentam esse índice abaixo da média nacional. O Programa proporciona a criação e a
participação de experiências metodológicas na prática docente buscando intervir sobre os problemas
identificados no processo de ensino e de aprendizagem. O PIBID constitui-se também em uma ação
da Política Nacional de Formação do Ministério da Educação (MEC), ligado à Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), junto a Instituição de Ensino Superior em
parceira com as redes de ensino de Educação Básica. Este trabalho visa apresentar os resultados de
uma pesquisa desenvolvida junto aos Professores da Escola Municipal Professor Hércules
Maymone, em Campo Grande. Os participantes desta foram entrevistados pelos bolsistas do PIBID,
do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Um dos objetivos da
proposta foi levantar e analisar as contribuições dos projetos desenvolvidos em sala de aula pelos
bolsistas, por meio de um roteiro de entrevista, com questões fechadas. Diante da aplicação de
questionários e análise dos dados, obtivemos as seguintes análises: a população foi constituída por
07 professores que responderam voluntariamente os questionários, mediante aos resultados obtidos,
pode-se observar que 100% dos professores consideraram positiva, a inserção dos acadêmicos em
sua sala de aula. 70% dos professores consideraram muito boa a participação dos acadêmicos na
escola, com o desenvolvimento de projetos lúdicos aperfeiçoando a leitura e a escrita com
contribuições a formação das crianças, apresentando maioria, atividades significativas para o
desenvolvimento dos seus projetos/atividades, fazendo a relação da teoria e a prática, em sua
totalidade. As atividades mais relevantes foram o desenvolvimento dos projetos e o auxílio aos
estudantes com dificuldades de aprendizagem, buscando a superação do educando. Assim,
referendados pelos conteúdos abordados nesta pesquisa é possível concluir que o PIBID exerce um
papel relevante, pois contribui para formação de todos os envolvidos, resultando em melhores
condições no desenvolvimento da aprendizagem.

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Publicado

2019-11-01

Como Citar

Amaral, A. C. R., Trajano, J. C. A. M., Tenório, M. C., Ferreira, N. L. V., & Moura, R. O. (2019). CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HÉRCULES MAYMONE. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5973

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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