CONTRIBUIÇÕES DOS MINICURSOS "O MUNDO SECRETO DOS MICRORGANISMOS" PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO

Autores

  • Diego Cabral Santos
  • Amanda Evelin Menezes
  • Joice Kellen Ventura Santos
  • Letícia Pezenti

Resumo

A realização de minicursos por estagiários torna-se de suma importância em sua formação docente,
uma vez que possibilita experiências práticas de contextualização de conteúdos escolares por meio
da utilização de metodologias e recursos diversificados, auxiliando no processo de ensinoaprendizagem. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de
minicursos para a aprendizagem em biologia. Para tanto, estagiários do curso de Ciências
Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade de Mundo Novo realizaram 2
Minicursos de 3 horas/aulas, respectivamente, sobre bactérias, protozoários e fungos, intitulado “O
Mundo secreto dos Microrganismos” com 2 turmas do Ensino Médio das Escolas Estaduais dos
municípios de Japorã/MS e Eldorado/MS. As atividades realizadas pautaram-se em aula expositiva
dialogada, demonstrativa e práticas de laboratórios para visualização dos microrganismos. No início
e no final dos minicursos aplicou-se o mesmo questionário aos alunos das escolas, conteúdo 6
questões dissertativas, as quais foram analisadas qualitativamente. Em relação aos
questionamentos, de maneira geral, percebe-se que os conhecimentos prévios dos alunos a respeito
das questões sobre a definição, características e importância das bactérias, protozoários e fungos
demonstrou-se superficial ou não conseguiram responder, entretanto, no final do minicurso com o
auxílio das explicações e participação ativa dos alunos nas atividades práticas notou-se um
aumentou significativo em seus conhecimentos a respeito dos temas expostos, vistos que
graficamente os questionamentos feitos posteriormente tiveram respostas mais estruturadas,
explicativas e próximas à formação dos conceitos, como por exemplo, sobre as bactérias “nem
todas, umas ajudam talvez em remédios, outras podem ser prejudiciais”, sobre fungos “Podem ser
encontrados em árvores e outras plantas, ou em matéria em decomposição”, porém, em relação aos
protozoários os alunos demonstraram muita dificuldade em conceituar antes e após os minicursos,
isto pode ser remetido ao fato deste grupo ser pouco comentado no cotidiano dos alunos. Contudo,
os minicursos proporcionaram a possibilidade de contextualização de alguns conceitos a respeito
dos temas trabalhados, aliando o conhecimento teórico à prática do mesmo proporcionou aos alunos
a observação de bactérias e protozoários, ambos invisíveis a olho nu, bem como a visualização de
alguns exemplares de fungos permitiu discussões e o despertar do interesse dos alunos por estudos
sobre este grupo. Conclui-se que a utilização da investigação prévia e posterior ao desenvolvimento
de atividades faz-se necessária no dia a dia da sala de aula, tanto para nortear a ação pedagógica
como para reflexão da aprendizagem efetiva. Desta forma, foi possível observar a importância de
atividades como estas, por meio de minicursos, no desenvolvimento cognitivo dos alunos e
principalmente para construção do saber docente dos alunos estagiários envolvidos na atividade.

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Santos, D. C., Menezes, A. E., Santos, J. K. V., & Pezenti, L. (2019). CONTRIBUIÇÕES DOS MINICURSOS "O MUNDO SECRETO DOS MICRORGANISMOS" PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO. ANAIS DO EGRAD, 5(8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5929

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)