A MONITORIA NO PROJETO DE ENSINO “CULTURA E TURISMO”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O projeto de ensino “Cultura e Turismo” que foi criado e desenvolvido em formato de curso tem como objetivo possibilitar aos futuros profissionais da área de turismo a formação de uma visão mais abrangente do ser humano, permitindo conhecê-lo no seu todo, e com base nos pressupostos culturais, se possa reconhecer as diferenças como elo integrador entre todos os povos e raças, utilizando-se de sua cultura para enriquecer o turismo tanto nacional, quanto regional e local. O curso foi ofertado para os alunos da graduação em Turismo com base na necessidade de se complementar a formação do futuro profissional da área, sendo a vertente cultural, um de seus mais importantes componentes devido ao fato da ampliação e dinamização dos conhecimentos culturais atuarem como um diferencial nos serviços turísticos oferecidos, além de salvaguardar as manifestações culturais da comunidade, exercendo a ética e o respeito pela diversidade cultural. O curso contou com o total de 40 horas, distribuídas em 10 encontros de 4 horas cada que foram ministradas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no bloco do curso de Turismo, e foi frequentado em sua totalidade de inscritos por alunos do curso de Turismo. Durante essas aulas foram desenvolvidos os conteúdos: conceituação de cultura e sua relação com o turismo; a cultura e a sociedade e suas interfaces com o turismo; a cultura popular brasileira e regional e sua inserção no turismo; manifestações folclóricas nacionais e regionais; o binômio folclore e turismo no contexto regional. Todo o conteúdo foi abordado de maneira dinâmica utilizando meios audiovisuais, como vídeo e slides, e impressos, como textos. Durante o curso foram oferecidas também atividades de verificação de aprendizado, assim como ocorreram seminários e rodas de discussão sobre os temas aprendidos em aula e também uma palestra. Para finalizar o curso, houve um trabalho final com o tema “Manifestações culturais do Mato Grosso do Sul” onde era escolhido uma manifestação cultural e a apresentava na prática aos outros participantes do curso em uma confraternização cultural envolvendo todos os alunos e seus convidados em um Sarau Cultural organizado pela professora Camila de Brito Quadros Lara que ministrou o curso, pela monitora Anna Caroline Pavão Borges e pela equipe da Academia Douradense de Letras, onde em sua sede foi realizado o Sarau, que contou com a apresentação dos trabalhos práticos finais dos participantes do curso e também com performances culturais variadas. A monitoria constituiu-se em acompanhamento dos alunos nas atividades e trabalhos desenvolvidos durante e curso, assim como montagem de equipamento necessário para as aulas e no planejamento, desenvolvimento, organização e execução do Sarau Cultural, evento finalizador do curso.