MONITORIA DE QUÍMICA GERAL CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

Autores

  • Francieli Cristina Nunes
  • Ana Francisca Gomes da Silva

Resumo

A prática da Monitoria no contexto educativo data de longo tempo e nos últimos anos, com o desenvolvimento do pensamento pedagógico de orientação crítico-progressista, procedimentos de monitoria vêm ganhando espaço no contexto da realidade educacional das instituições de ensino superior. A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática. Objetiva ainda despertar no monitor o interesse pela docência, mediante, o desempenho de atividades ligadas ao ensino, possibilitando a experiência da vida acadêmica, por meio da participação em diversas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas, além de possibilitar a apropriação de habilidades em atividades didáticas. O presente trabalho de monitoria objetivou auxiliar o acadêmico na compreensão da disciplina de Química Geral da primeira série do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da unidade universitária de Mundo Novo. A metodologia aplicada foi baseada em estudos e na experiência adquirida pelo monitor durante o curso. O foco das aulas foram resoluções de questões e explanação do conteúdo que já havia sido visto durante as aulas regulares, na seqüência buscava-se junto com os alunos a resolução de problemas referentes àquele conteúdo estudado. As dúvidas foram sanadas em forma de diálogos e discussão coletiva e/ou individualmente sendo essas na biblioteca da Unidade e salas de aulas. Os acadêmicos tiveram uma participação ativa no desenvolvimento das aulas da monitoria e nas atividades propostas pelo monitor. Com base nos resultados obtidos, pode-se observar que grande parte dos alunos que participaram da monitoria conseguiu acompanhar as atividades de Química Geral, resultando em notas satisfatórias no decorrer da disciplina. Conclui-se que a experiência da monitoria enriqueceu a formação profissional do monitor e contribuiu para o conhecimento dos conteúdos de Química Geral para os acadêmicos que buscaram esse auxílio em seus estudos.

 

Downloads

Publicado

2016-01-29

Como Citar

Nunes, F. C., & Gomes da Silva, A. F. (2016). MONITORIA DE QUÍMICA GERAL CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. ANAIS DO EGRAD, 2(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/2845

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)