VIVÊNCIAS DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: ORIENTAÇÕES NO ÂMBITO DOS SABERES LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS

Autores/as

  • Ethan Leite CONCEIÇÃO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Adélia Maria Evangelista AZEVEDO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Monitoria, Leitura, Linguística

Resumen

O Programa Institucional de Monitoria da UEMS (PIM) concede bolsas aos discentes para colaborar nas vivências interlocutivas dos processos de ensino-aprendizagem prestando suportes aos discentes. Este processo promove o crescimento nos espaços acadêmicos. Este resumo tem por objetivo descrever alguns dos percursos das vivências de Monitora, na disciplina de Leitura e Produção de Textos - LPT, durante o ano letivo de 2024, no curso de Letras – Português – Inglês – UEMS – Unidade de Jardim. A Monitoria na disciplina segue o Plano de Trabalho elaborado em conjunto com a docente com o objetivo de aproximar e integrar os (as) calouros do curso de Letras – Português/Inglês, os conteúdos previstos na Ementa da disciplina de LPT a partir de conceitos teóricos da Linguística Textual e do Sócio Interacionismo discursivo. Por procedimentos metodológicos, os encontros dos (as) calouros (as) e o monitor foram previstos dois espaços: o presencial e o híbrido, obedecendo ao cumprimento da carga horária prevista no Edital PROE – PEM/2024. O atendimento hibrido está relacionado ao contexto de localização dos acadêmicos de Letras – Unidade de Jardim: Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque (Aldeias e centro), Bonito e Bela Vista. As ações da monitoria entendem-se em promover rodas de conversas teóricas na área de Linguística e de incentivo à questões de leitura com o foco em obras literárias, o usos dos espaços tecnológicos com vistas às pesquisa em jornais antigos, Hermeroteca – Projeto de Geografia – banco de dados e usos da biblioteca. Pesquisas em sites e links de acesso com vistas às discussões de texto, gênero e discurso. Os resultados positivos das vivências são parciais, decorrentes do primeiro semestre de 2024, estes apontam para o atendimento semanal de 40 acadêmicos do curso de Letras. Há feedbacks de alunos (as) do 1º ano de Letras agradecendo pela existência da monitoria, além do aperfeiçoamento com a leitura e produções de texto vindos deles. Houve melhoras significativas nos processos interativos e inclusões a partir de temáticas acadêmicas e orientações dos espaços físicos. Desse modo, conclui-se que a presença do PIM, na disciplina de LPT, primeiro ano de Letras, é crucial para cumprir a função de auxiliar e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos discentes do curso de Letras. As vivências da Monitoria incentivam tanto quem promove quanto quem vivencia, uma vez que estabelece vínculos acadêmicos, intelectuais com a disciplina com os conteúdos de linguagens e saberes literários, despertando assim interesse pelas atividades de ensino. Além de também prestar o suporte ao corpo discente para o uso do ambiente virtual, potencializando-o como espaço de aprendizagem.

Biografía del autor/a

Ethan Leite CONCEIÇÃO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Jardim

Adélia Maria Evangelista AZEVEDO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Jardim

Citas

Sem referências.

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

Leite CONCEIÇÃO, E., & Evangelista AZEVEDO, A. M. (2024). VIVÊNCIAS DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: ORIENTAÇÕES NO ÂMBITO DOS SABERES LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9862

Número

Sección

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

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