EQUIPE DE CERIMONIAL E PROTOCOLO DA UEMS DE JARDIM

Autores/as

  • Anailton de Souza GAMA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Douglas Albuquerque MALTA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Conexão Universitária, Divulgacão Científica, FakeNews, Ciberlullying

Resumen

O projeto objetiva promover a utilização da Internet na área da comunicação e na educação superior na Unidade Universitária de Jardim situando o jornal eletrônico como uma mídia quando propõe a produção de reportagens, notícias, vídeos e entrevistas entre outros gêneros jornalísticos. Também objetiva desenvolver a sustentabilidade; o protagonismo acadêmico, a compreensão, utilização e criação voltadas às mídias digitais de forma crítica e ética, contribuindo para com o desenvolvimento da proficiência dos acadêmicos com relação à oralidade, à leitura, à produção escrita e o desenvolvimento da criatividade; permitindo a elaboração de novos esquemas mentais pela interação entre pessoas e tecnologias; potencializar o contato, reflexão crítico-reflexiva e pensamento científico sobre temas clássicos e contemporâneos não mobilizados nos projetos político-curriculares e pedagógicos dos cursos de graduação, contribuindo com o aprimoramento das práticas, dinâmicas e estratégias pedagógicas de ensino nos cursos de graduação além de fomentar a inovação e a ampliação das metodologias, espaços e práticas de ensino-aprendizagem de graduação, promovendo a prática inter/multi/transdisciplinar e integrativa de disciplinas, módulos e outros componentes curriculares; estimulando o intercâmbio entre discentes e docentes dos diferentes cursos de graduação da Unidade de Jardim. O projeto é realizado no laboratório de informática. Primeiramente, abordamos aspectos teóricos da comunicação e da educomunicação, além dos meios de comunicação em massa, como jornais em revistas. Apresentamos possibilidades da criação deste tipo de material na universidade, por parte dos acadêmicos, como estratégia para instigar a pesquisa. Posteriormente, sugerimos, como atividade prática, a construção de um texto simples, em formato de artigo de opinião ou notícia fictícia, visando desenvolver a formação e a diagramação. Para este projeto de ensino buscamos trabalhar com a elaboração de um jornal virtual voltado para a Unidade Universitária de Jardim, objetivando a efetiva participação dos acadêmicos como pesquisadores/desenvolvedores do material. Com a proposta de educar pela pesquisa, e também de proporcionar a construção do conhecimento a partir do sujeito, abordamos elementos que constituem um jornal (artigo de opinião, reportagem, entrevistas, enquete, etc.), passando pela formatação e diagramação (softwares disponíveis) e, por fim, meios de publicação online. Os acadêmicos atuam como protagonistas, realizando todas as etapas de escolha de conteúdos/matérias, sessões, fotos até postagens no Jornal além de realizar produções envolvendo os componentes curriculares, a cobertura de eventos escolares e municipais, bem como produções de seu interesse. Além das questões pedagógicas, as vantagens decorrentes do uso do jornal eletrônico envolvem a sustentabilidade, na medida em que se reduz significativamente a utilização de materiais como o papel e a tinta; a praticidade, pois se pode acessar o Jornal pelo computador ou celular de qualquer lugar em que se esteja; atingindo além da comunidade escolar, demais tipos de público em locais variados promovendo a interação entre as pessoas. Ao final do projeto esperamos que o participante não só adquira habilidades e competências para elaboração de material em formato de jornal, revista e/ou fanzine para publicação na web, mas também, que reflita sobre a importância da pesquisa para construção do aprendizado, através deste formato de mídia.

Biografía del autor/a

Anailton de Souza GAMA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras na Linha de Pesquisa Procedimentos de Constituição dos Sentidos do Discurso e do Texto e Área de Concentração Estudos Discursivos e Textuais pela UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE-SP (2016); é Mestre em Letras, Área de Concentração Estudos Linguísticos pela UFMS - Câmpus de Três Lagoas-MS (2009); é Especialista em Literatura Comparada pela UFMS (1999) e possui graduação em Letras com Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Atua como professor das disciplinas de Latim e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,/Unidade Universitária de Jardim. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino na instituição em que atua. Participa de Grupos de Pesquisa e Estudos na área Tem experiência na área de ensino com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes áreas: Análise do Discurso, Semiótica, Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Latim. É pesquisador na área de Linguística geral com destaque para Análise do Discurso, Semiótica e Linguística Aplicada. Possui artigos publicados em revistas especializadas além de capítulos de livros. É docente do PROFLETRAS. Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade de Dourados.

Douglas Albuquerque MALTA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do Curso de Letras com Habilitação Português e Inglês, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Jardim. Bolsista de Projeto de Ensino

Citas

Sem referências

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

de Souza GAMA, A., & Albuquerque MALTA, D. (2024). EQUIPE DE CERIMONIAL E PROTOCOLO DA UEMS DE JARDIM. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9858

Número

Sección

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Artículos más leídos del mismo autor/a