DESVENDANDO A PRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • SILVA Luci Barros da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • SIVIERO Éber Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • XAVIER Camila Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Giani Lopes Bergamo MISSIRIAN Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rosane Toebe ZEN Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Educação, Ensino, Formação docente

Resumen

O estágio supervisionado representa o elo entre o ambiente acadêmico e profissional. Para muitos, ele é a primeira imersão real nesse mundo profissional, o que proporciona uma compreensão concreta do que ocorre depois da formação inicial. Desse modo, este trabalho teve por objetivo analisar as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental em uma instituição pública do município de Aparecida do Taboado, Mato Grosso do Sul, as quais possibilitaram à acadêmica engajar de maneira ativa na rotina das turmas, superando a mera observação passiva e atuando como protagonista de sua aprendizagem. O estágio ocorreu no período de maio a junho de 2024, sendo estruturado em três etapas distintas: a primeira envolveu o acompanhamento dos gestores escolares e as etapas subsequentes ocorreram no acompanhamento das atividades e na docência em sala de aula, permitindo vivenciar diferentes realidades educacionais. Este trabalho foca nas experiências obtidas nas turmas do 1º e 5º ano, cada uma composta por cerca de 20 alunos. Na turma do 1º ano, alguns alunos mostravam dificuldades na leitura e na escrita, e a pedido do professor regente, a tarefa de “tomar leitura” foi atribuída à acadêmica, que foi realizada fora da sala e de forma individual. Além da tomada de leitura, os alunos foram auxiliados durante a realização de atividades, em situações em que foi necessário apoio, como conduzir a mão daqueles que não estavam conseguindo escrever. No 5º ano, teve-se a oportunidade de acompanhar o trabalho do professor regente, que implementou uma dinâmica de grupo na qual os alunos colaboravam entre si, auxiliando na defasagem de conteúdos e, consequentemente, promovendo o desenvolvimento mútuo. Um ponto que vale destacar é a presença dos responsáveis, o que se revelou importante para o progresso dos alunos. Observou-se quem em cada turma, a presença dos pais foi notavelmente significativa, o que contribui para um ambiente mais envolvente e colaborativo de aprendizagem. Essas experiências impactaram profundamente a formação acadêmica, destacando a importância do estágio não apenas na aquisição de conhecimento, mas também para práticas complementares, e também para compreender as disparidades educacionais e sociais enfrentadas pelos alunos no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

SILVA Luci Barros da, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Pedagogia da UEMS

SIVIERO Éber, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente da Escola Municipal Coronel João Alves Lara

XAVIER Camila, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente da Escola Municipal Coronel João Alves Lara e Escola Municipal José Carlos Arantes;

Giani Lopes Bergamo MISSIRIAN, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Tutora a distância do Curso de Pedagogia da UEMS;

Rosane Toebe ZEN, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Pedagogia da UEMS.

Citas

Sem referências.

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

Luci Barros da, S., Éber, S., Camila, X., Lopes Bergamo MISSIRIAN, G., & Toebe ZEN, R. (2024). DESVENDANDO A PRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9853

Número

Sección

CIÊNCIAS HUMANAS

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