POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS EM DINÂMICAS FORMATIVAS EM TUTORIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA.

Autores/as

  • Priscilla Xavier de Assis Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria CLARA BATISTA VIEIRA LULA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria LUIZA DOS SANTOS XAVIER CASTRO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Mirella FERREIRA DA CUNHA SANTOS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Vicente SARUBBI JUNIOR Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

tutoria, metodologias ativas, habilidades acadêmicas, medicina

Resumen

A transição das metodologias tradicionais para as metodologias ativas nas escolas de medicina do Brasil tem se tornado um pilar essencial no processo de ensino-aprendizagem. Instituições pioneiras, como a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), têm liderado essa mudança. Para isso, a metodologia de ensino PBL (Problem Based Learning) reestrutura o currículo e envolve novas formas de avaliação, como autoavaliação e avaliação dos pares. Com isso, este estudo, realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), visou analisar as potencialidades e fragilidades dos instrumentos de avaliação utilizados nas dinâmicas tutorais na educação médica. Essa pesquisa é um estudo transversal descritiva com amostragem não probabilística. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais envolvendo coordenadores de módulo, docentes e discentes do segundo ano do curso de medicina da UEMS, unidade de Campo Grande, em 2023. Para isso, a amostragem por conveniência incluiu três tutores por sorteio que atuarão nos três módulos temáticos do segundo semestre, e aproximadamente 45 estudantes totais, embora esse número possa variar devido à formação de grupos de estudo. Além disso, as entrevistas dos grupos tutorias foram gravadas para garantir a confiabilidade dos dados analisados, e os áudios das entrevistas serão transcritos na íntegra. O conteúdo das falas foi analisado com o software Nvivo Release One, utilizando a técnica de análise de codificação de conteúdo lexical e categorial temática. Sendo assim, a tutoria na educação médica é destacada pelos estudantes como um meio eficaz para o desenvolvimento de competências e habilidades interpessoais, essenciais para a prática clínica. Para isso, as sessões de abertura e fechamento são concebias como cruciais para a formulação de objetivos e consolidação do conhecimento. Contudo, a preparação dos tutores e suas intervenções recebem críticas, como intervenções inadequadas e subjetividade nas avaliações. Já o instrumento de avaliação é valorizado por sua abordagem multidimensional, mas enfrenta desafios como a falta de uniformidade na avaliação por parte do tutor. Assim, quanto a experiência subjetiva dos estudantes há reconhecimento do valor da tutoria para o desenvolvimento da comunicação, a integração de conhecimentos, construção de ambiente colaborativo, dentre eles o desenvolvimento de habilidades interpessoais

Biografía del autor/a

Priscilla Xavier de Assis, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

 Autora, Acadêmica de medicina pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul;

Maria CLARA BATISTA VIEIRA LULA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

 Acadêmica de medicina pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul;

Maria LUIZA DOS SANTOS XAVIER CASTRO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica de medicina pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mirella FERREIRA DA CUNHA SANTOS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vicente SARUBBI JUNIOR, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Citas

"Sem referências"

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

Xavier de Assis, P., CLARA BATISTA VIEIRA LULA, M., LUIZA DOS SANTOS XAVIER CASTRO, M., FERREIRA DA CUNHA SANTOS, M., & SARUBBI JUNIOR, V. (2024). POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS EM DINÂMICAS FORMATIVAS EM TUTORIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9835

Número

Sección

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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