RÉGUA DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Roger Dias Barbosa UEMS
  • Vânia Lucia Sampaio Brandão UEMS
  • Barbara Freires Ferreira UEMS
  • Regina Litz Lamblém UEMS

Palabras clave:

Material Didático, Conhecimentos, Alunos, Jogos

Resumen

O tópico fração é estudado no ensino fundamental e a realização de atividades envolvendo materiais didáticos diversos é fundamental para que os alunos compreendam o conceito. Neste trabalho relatamos sobre uma ação realizada com alunos do sexto ano da Escola Estadual São José em Cassilândia-MS, com o objetivo de auxiliar os alunos a compreender o conceito de frações por meio do uso de material didático. A ação foi realizada por dois acadêmicos do Curso de Matemática da UEMS/Cassilândia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), orientada pela professora supervisora e coordenadora de área do PIBID. O material didático utilizado para a realização da ação foi um material conhecido como Régua das Frações. Esse material pode ser encontrado pronto para compra, mas no caso da ação optamos por confeccioná-lo para que tivéssemos um Kit para cada grupo de seis alunos. Cada Kit que construímos foi composto de: uma régua inteira que representa a unidade, 2 réguas cada uma medindo a metade da régua inteira, 3 réguas cada uma medindo um terço da régua inteira, 4 réguas cada uma medindo um quarto da régua inteira, 5 réguas cada uma medindo um quinto da régua inteira, 6 réguas cada uma medindo um sexto da régua inteira, 7 réguas cada uma medindo um sétimo da régua inteira, 8 réguas cada uma medindo um oitavo da régua inteira, 9 réguas cada uma medindo um nono da régua inteira, 10 réguas cada uma medindo um décimo da régua inteira, 11 réguas cada uma medindo um onze avos da régua inteira e 12 réguas cada uma medindo doze avos da régua inteira. Cada régua tinha a fração escrita em uma das faces. Inicialmente apresentamos o material aos alunos. Posteriormente solicitamos que organizassem as réguas inteiras com as peças (frações que estavam recortadas) e escrevessem em seus cadernos as frações que somadas formassem uma régua inteira. Os alunos fizeram diferentes organizações e o fato deles conseguirem fazer réguas, com o comprimento da inteira, utilizando frações com representações numéricas diferentes, chamou a atenção deles. Com essa atividade trabalhamos o tema soma de frações e frações equivalentes, visualizando o material concreto e a representação numérica. Assim, concluímos que a ação utilizando o material didático foi essencial para colaborar com o processo de compreensão dos alunos em relação ao conceito de frações equivalentes e de adição de frações, contribuindo também para despertar a curiosidade dos alunos em relação ao conceito de frações.

Biografía del autor/a

Roger Dias Barbosa, UEMS

Discente do Curso de Matemática da UEMS em Cassilândia-MS

Vânia Lucia Sampaio Brandão, UEMS

Discente do Curso de Matemática da UEMS em Cassilândia-MS

Barbara Freires Ferreira, UEMS

Docente e Supervisora do PIBID na Escola Estadual São José em Cassilândia-MS

Regina Litz Lamblém, UEMS

Docente e Coordenadora de Área do PIBID/Matemática da UEMS em Cassilândia-MS

Citas

Sem referências

Publicado

2024-02-02

Cómo citar

Dias Barbosa, R., Sampaio Brandão, V. L., Freires Ferreira, B., & Litz Lamblém, R. (2024). RÉGUA DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9641

Número

Sección

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.