O MARKETING SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS PROJETOS SOCIAIS EMPRESARIAIS

Autores/as

  • Carol Torales UEMS
  • Penélope Ortiz Volpato UEMS
  • Carlos Jaelso Albanese Chaves UEMS
  • Cláudio Soerger Zaro UEMS

Palabras clave:

Ações sociais, Compromisso social, Responsabilidade social

Resumen

A responsabilidade social surgiu nos anos 50 do século passado, nos Estados Unidos, com a publicação do livro a Responsabilidades Sociais do Homem de Negócios e sempre apresentou uma conotação empresarial. No entanto, são múltiplos os conceitos que remetem a responsabilidade social como um compromisso empresarial. Considerando os compromissos das empresas com o social e com a necessidade em atender as necessidades sociais da comunidade interna e externa, vários foram os conceitos apresentados pela teoria e como exemplo temos: Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Cidadania Corporativa, Responsabilidade Social Empresarial (RSE), Ética e Responsabilidade Social Organizacional. Para alguns a RSE é aquela em que a organização investe no bem-estar de seus colaboradores e dependentes (responsabilidade social interna) e num ambiente de trabalho saudável, além de preservar o meio ambiente e investir em ações sociais na comunidade (responsabilidade social externa). Contudo, vale destacar que para esse resumo compreende-se a RSE como compromisso organizacional em tomar decisões e atitudes baseadas em princípios morais e éticos, adotando padrões que orientam o comportamento responsável dos gestores organizacionais, onde os interesses privados e econômicos não estão acima dos interesses mais amplos da sociedade, buscando por meio de ações concretas minimizar os problemas sociais que afligem a sociedade, e em um primeiro momento considerando a comunidade interna e a mais próxima e depois a mais distante. Porém, com a adoção da responsabilidade social as organizações e a necessidade de investimentos em projetos e ações sociais permanentes, os administradores perceberam que investir no social pode gerar lucros para as organizações e fomentar os projetos. Considerando o que foi exposto, uma questão se apresenta: de que forma o marketing social pode contribuir para a manutenção de projetos sociais das empresas? Na busca de respostas ao problema de pesquisa, um objetivo foi apresentado: evidenciar a forma em que o marketing social contribui para a manutenção de projetos sociais empresariais. Observa-se que a pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, apresentando os seguintes resultados: a) o marketing é uma ferramenta que deve estar associada aos princípios e valores organizacionais para atender aos interesses estratégicos da empresa; b) o marketing é uma alternativa para melhorar a imagem da empresa, fidelizar clientes e gerar lucros; c) com o marketing social a organização melhora seus resultados financeiros e econômicos e assim, reinvestem em projetos sociais permanentes. Tais resultados contribuíram para a seguinte proposição: quando a empresa investe em ações sociais permanentes e utiliza as estratégias do marketing social para divulgar suas ações sociais, valoriza sua imagem e melhora os resultados econômicos e desta forma, realiza novos investimentos em projetos sociais. Por outro lado, caso não obtenha retorno positivo, as organizações deixam de investir em projetos de responsabilidade social.

Biografía del autor/a

Carol Torales, UEMS

Discente do curso de Ciências Contábeis da UEMS - Ponta Porã

Penélope Ortiz Volpato, UEMS

Discente do curso de Ciências Contábeis da UEMS - Ponta Porã

Carlos Jaelso Albanese Chaves, UEMS

Docente do curso de Ciências Contábeis da UEMS – Ponta Porã

Cláudio Soerger Zaro, UEMS

Docente do curso de Ciências Contábeis da UEMS – Ponta Porã

Citas

Sem referências

Publicado

2024-01-30

Cómo citar

Torales, C., Ortiz Volpato, P., Albanese Chaves, C. J., & Soerger Zaro, C. (2024). O MARKETING SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS PROJETOS SOCIAIS EMPRESARIAIS. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9627

Número

Sección

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

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