Contribuições do ensino no incentivo às atividades de pesquisa

Autores/as

  • Penélope Ortiz Volpato UEMS
  • Renan Felipe S. Jesus UEMS
  • Carlos Jaelso A. Chaves UEMS
  • Valdir Antonio Balbino UEMS

Palabras clave:

Pesquisa em contabilidade, projeto de ensino, aluno-pesquisador

Resumen

As Instituições de Ensino Superior, no Brasil, contemplam em sua configuração três importantes pilares, denominados como: ensino, pesquisa e extensão. Essas bases do ensino superior estão consideradas pela Constituição Federal em seu Art. 207, o qual determina que as universidades atenderão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Por indissociabilidade entende-se que os três pilares são inseparáveis e devem ser valorizados de forma equivalentes pelas organizações de ensino superior. Dito isso, observa-se que este estudo enfatiza o ensino, considerando-o como base para a pesquisa e a extensão. Entretanto, não se deve desconsiderar a importância da pesquisa e da extensão. Especificamente sobre o ensino, nota-se sua contribuição para a construção do conhecimento por meio do modelo tradicional da sala de aula, de monitorias e das atividades práticas em laboratórios. Contudo, pensando na indissociabilidade dos pilares da universidade, a contribuição do ensino para com a pesquisa e a extensão perpassa a sala de aula e pode se apresentar por meio de projetos que muitas vezes, os docentes têm buscado incentivar a participação dos discentes além da sala de aula. Diante de tais cogitações, este estudo apresenta a seguinte questão de pesquisa: como um projeto de ensino pode contribuir para a inserção do discente em atividades de pesquisa? Para tanto, o objetivo foi o de apresentar a contribuição de um projeto de ensino que inseriu discentes em atividades de pesquisa. Observa-se que os procedimentos metodológicos foram delineados por meio de estudo exploratório, desenvolvido por pesquisa documental, apoiado na análise de documentos. Dois documentos foram considerados para a coleta e análise dos dados. Um foi o projeto de ensino oferecido no curso de Ciências Contábeis da UEMS, Unidade de Ponta Porã, no ano de 2020 e 2021 e o outro documento foi o relatório final. Trata-se do projeto de ensino intitulado Pesquisa em Contabilidade: elaboração de artigos para eventos científicos. O projeto objetivou contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades na formação do aluno-pesquisador na área contábil. Desse modo, o projeto incentivou a participação e publicação em iniciação científica, instrumentalizando o participante a desenvolver e publicar os resultados de suas pesquisas. No relatório final do projeto foi evidenciado que oito acadêmicos participaram do Encontro de Pesquisa, Ensino e Extensão (ENEPEX/2021) publicando resumos no evento; um resumo expandido foi publicado em Simpósio Internacional, e um artigo completo foi publicado em revista científica Qualis B3. Observa-se que o ENEPEX proporcionou a participação e publicações de resumos e, considerando a modalidade online para a última versão, facilitou a participação e a experienciação dos discentes. O Projeto de Ensino proporcionou uma oportunidade ímpar quanto ao aprofundamento de conhecimentos dos métodos e técnicas em pesquisa científica contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades do aluno-pesquisador na formação para um viés mais acadêmico e científico, aproximando-se da pesquisa científica. Por fim, a contribuição do projeto culminou na aprovação de uma discente em mestrado acadêmico.

Citas

Sem referências

Publicado

2023-04-04

Cómo citar

Volpato, P. O., Jesus, R. F. S., Chaves, C. J. A., & Balbino, V. A. (2023). Contribuições do ensino no incentivo às atividades de pesquisa. ANAIS DO EGRAD, (11). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8798

Número

Sección

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

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