CONHECENDO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DA BNCC.

Autores

  • Aline Angelo Lima UEMS
  • Ana Flávia Rodrigues do Carmo UEMS
  • Tainara Borges da Silva UEMS
  • Letícia Aparecida Martins Ponciano UEMS
  • Larissa Mendes da Rosa UEMS
  • Juliane Ferreira Vieira UEMS

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Formação Inicial, BNCC

Resumo

Este estudo objetiva apresentar contribuições das ações do Programa da Residência Pedagógica, desenvolvido por meio do subprojeto do curso de Letras, da UEMS, Cassilândia, sobre as cinco competências socioemocionais apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Programa é uma política pública desenvolvida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Entre os objetivos da Residência Pedagógica está a promoção e a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da BNCC. O referido subprojeto vem, desde outubro de 2020, desenvolvendo, de forma remota, ações voltadas para as fases previstas no Edital: ambientação dos residentes no contexto escolar, observação, planejamento, regência. Entre essas ações, destacam-se os estudos feitos em grupo, visando à formação teórica e à sua vinculação à prática docente. Conforme o Programa, os estudos fazem parte da fase de ambientação e de preparação da equipe e devem abranger conteúdos da área de formação e de metodologias de ensino, preparando os residentes para as demais fases do Programa. No que tange ao subprojeto de Língua Portuguesa, Cassilândia, os estudos foram realizados por meio de leitura teórica individual e de reuniões em grupo para a discussão do tema. Além disso, aconteceram palestras ministradas por docentes da área de ensino-aprendizagem e de formação de professores da área. Os licenciandos participaram dos estudos, das discussões e elaboraram seus relatórios, apresentando as contribuições das discussões teórico-práticas para a sua formação. Em um desses estudos, ministrado por uma professora da Coordenadoria Regional de Educação (CRE-10), SED-Paranaíba, o tema discutido foi as competências socioemocionais na BNCC. A partir da palestra e do diálogo estabelecido no grupo, os residentes produziram seus relatórios, os quais compõem o corpus deste estudo. Segundo os relatos, a palestra ofereceu conhecimentos acerca das cinco competências socioemocionais: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidade de relacionamento e tomada de decisão. Ademais, demonstrou-se o papel do professor do século XXI no processo de desenvolvimento dessas competências por parte dos educandos da educação básica. Verifica-se, assim, que a fase de estudos, na Residência Pedagógica de Língua Portuguesa, Letras, de Cassilândia, contribuiu para o conhecimento da proposta pedagógica da BNCC, o que abrange os conhecimentos sobre as competências socioemocionais e a formação docente.

Referências

Sem referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Angelo Lima, A., Rodrigues do Carmo, A. F., Borges da Silva, T., Martins Ponciano, L. A., Mendes da Rosa, L., & Ferreira Vieira, J. (2021). CONHECENDO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DA BNCC. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8253

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

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