O DEBATE DA HISTÓRIA DE CAMPO GRANDE - PIBID-PEDAGOGIA, EE AMANDO DE OLIVEIRA - CAMPO GRANDE-MS

Autores

  • Laís Tavares Rino UEMS
  • Maria Victória de Souza Teixeira UEMS
  • Paola Santos Martins UEMS

Palavras-chave:

História local, Campo Grande, Pibid

Resumo

Esta comunicação visa apresentar os resultados do projeto de iniciação à docência e descrever o acompanhamento do processo de implementação do projeto denominado História de Campo Grande, proposta desenvolvida junto aos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Campo Grande, MS. Deste modo, levando em consideração o momento de pandemia do Covid-19 e a adaptação dos estudantes com essa modalidade de ensino remoto, houve aspectos importantes que devem ser registrados para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem das crianças. Nesse sentido, esta proposta, refere-se ao retorno das atividades para correção e as dificuldades dos estudantes ao acesso remoto às aulas on-line. Durante a aplicação do projeto, foram desenvolvidas atividades que corroboram com a práxis e também com a compreensão da teoria estudada nas diferentes unidades didáticas no Curso de Pedagogia da UEMS, a fim de apresentá-las de maneira lúdica, contemplando os conteúdos que se referem aos pontos turísticos, ao processo formativo da capital sul-mato-grossense, evidenciando as necessidade de refletir sobre o papel do cidadão, tanto dentro, quanto fora da localidade em que habita; a diferença entre zona urbana e zona rural, entre outros aspectos desse conteúdo. O resultado evidencia que foram de grande relevância a confecção de maquetes elaboradas pelos estudantes, pois puderam se apropriar com criatividade dos conteúdos e integrá-los aos pontos turísticos trabalhados nas aulas. Ademais, a explanação de vídeos que corroboram com os conteúdos que a matéria aborda também foi de fundamental importância. Entretanto, foi possível contatar dificuldades durante esse processo, como as dificuldades de acesso à internet pelos estudantes e a falta de apoio familiar para o acompanhamento das tarefas.

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Tavares Rino, L., de Souza Teixeira, M. V., & Santos Martins, P. (2021). O DEBATE DA HISTÓRIA DE CAMPO GRANDE - PIBID-PEDAGOGIA, EE AMANDO DE OLIVEIRA - CAMPO GRANDE-MS. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8232

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)