EXPERIÊNCIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS: A MONITORIA EM FOCO
Palabras clave:
Educação, Ensino remoto, cenário pandêmico, Monitoria, AulaResumen
As experiências acadêmicas decorrem de ações de ensino, pesquisa e extensão quando do ingresso na graduação. Desse modo, objetivamos testemunhar os desafios das ações pedagógicas em ambientes virtuais a partir do Programa de Monitoria – PIM/PROE – Edital nº 038/PIM/DEPPE/PROE em contexto de Ensino Emergencial Remoto, por conta da Pandemia – Covid 19, em 2021, na disciplina de Leitura e Produção Textual, para a Turma do 1º ano de Letras – UEMS -Unidade de Jardim. Com o ingresso por seleção, houve a oportunidade de vivenciar as ações de interlocução com ingressos do do Curso de Letras – Turma 2021. Retribuimos as ações vivenciadas com grupos de leituras e discussões teóricas em contexto de distanciamento físíco e usos das tecnologias para estudo. As ações da Monitoria seguiram o Plano prévio idealizando quando do processo seletivo. Os monitores seguem com orientações e os planejamento semanais, sob a supervisão da professora orientadora. Na segunda parte ocorreram os encontros virtuais com as discussões pertinentes das leituras teóricas na Linguística Textual e de Multiletramentos. A metodologia seguiu com etapas de acolhimento aos integrantes e discussões teóricas. Semanalmente há o link de acesso sempre o mesmo para não gerar confusões. As ações pedagógicas de Monitoria recebem novos (as) alunos (as) por conta das contínuas chamadas de complementação de vagas. Os resultados alcançados apontam para a dinâmica semanal de leituas e intervenções. O fluxo continuo do grupo nos encontros virtuais da Monitoria, a independência da formação das opiniões dos participantes em momentos de estudo, fomentam como consequências de protagonismo nas aulas de Leitura e Produção Textual e na participação do evento Sarau Cultural com as produções criativas realizadas pelos anos do 1ºano de Letras – UEMS – Unidade de Jardim. A Monitoria revela a dimensão entre estudantes do 1º ano de Letras – calouros e os veteranos e a professora orientadora. Com isso, acreditamos no crescimento e nas descobertas do conhecimento, sobretudo no contexto social e nas vivências acadêmicas, na PIM. Defendemos a participação de acadêmicos(as) na Monitoria de disciplina, porque apresentam uma dimensão de projeção futura ao profissional da área de Letras.
Citas
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